Notícias

Uso de aspirina pode estar relacionado a tipo de cegueira, diz estudo

Fonte: Portal TERRA

Texto A+ A-

 
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Pessoas que tomam aspirina regularmente por muitos anos, como aquelas com problemas cardíacos, são mais propensas a desenvolver uma forma de cegueira, disseram pesquisadores da Universidade de Sydney. As informações são da BBC.

Um estudo com 2.389 pessoas mostrou que a aspirina dobra o risco de desenvolvimento de degeneração macular úmida relacionada à idade. A doença danifica um ponto na retina, obscurecendo detalhes no centro do campo de visão do paciente.

Tomar doses baixas de aspirina por dia reduz o risco de um acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco em pacientes com doença cardiovascular. Há até mesmo sugestões de que poderia prevenir o câncer.

Ao final do estudo, os pesquisadores mostraram que 9,3% dos pacientes que tomam aspirina desenvolveram degeneração macular relacionada à idade (AMD), em comparação com 3,7% dos doentes que não tomaram aspirina.

Já existem riscos conhecidos da aspirina como causadora de hemorragia interna. A equipe de pesquisa sugeriu, porém, que o perigo de prejuízo à visão também precisa ser considerado. O processo pode acontecer rápido: idade, tabagismo e histórico familiar são fatores de risco.

Os pesquisadores reconheceram que para a maioria dos pacientes não há evidencias suficientes que justifique a interrupção do uso do medicamento. Mas, afirmaram que a prescrição precisa ser reavaliada em pacientes de alto risco, principalmente os que já têm problema na visão.

A Sociedade Macular afirmou que para pacientes com doenças cardiovasculares, os riscos à saúde de parar de tomar aspirina são maiores do que os de desenvolvimento de degeneração macular.

 

publicado em 24/01/2013 às 09h07

Veja mais

 
 
 
 

Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre a Vita Care

Últimas notícias

Dieta mediterrânea reduz em 30% risco de doença cardíaca

Despeje um pouco de azeite de oliva, de preferência...

Segundo estudo, Ômega-3 protege o sistema imunológico contra os danos da luz solar

Segundo pesquisadores da Universidade de Manchester, na...

Proporcionamos aos idodos uma dieta adequada e todos os programas que promovam e mantenham a autonomia do idoso, além da criação de um ambiente adequado e seguro para o idoso dependente.

Copyright - 2020 Vitacare Todos os direitos reservados