Notícias

Segundo estudo, feijão e outras leguminosas melhoram a pressão e o diabetes

Fonte: Portal iG

Texto A+ A-

 
Segundo estudo, feijão e outras leguminosas melhoram a pressão e o diabetes

Pessoas com diabetes do tipo 2 podem observar melhora na pressão sanguínea e nos níveis de glicose se adicionarem mais feijões e outras leguminosas na dieta , apontam pesquisadores canadenses.

Grão-de-bico, lentilhas e feijão são ricos em proteínas e fibras, que podem melhorar a saúde do coração . Isso porque eles têm um índice glicêmico baixo – uma espécie de medida da quantidade de açúcar em cada alimento que pode também ajudar a controlar o diabetes, explicam os pesquisadores.


“Sempre se soube que as leguminosas eram boas para o coração, mas agora descobrimos que elas ajudam de uma forma inesperada”, disse David Jenkins, um dos pesquisadores e o titular da cátedra de Pesquisa em Nutrição e Metabolismo da Universidade de Toronto (Canadá).

Entre os diabéticos, acrescentar leguminosas à dieta, “não apenas melhorou o controle da glicose mas – e isso nos surpreendeu – teve um efeito significativo sobre a pressão arterial”, disse Jenkins.

O porquê das leguminosas terem tal efeito sobre a glicose e a pressão arterial, ainda não é conhecido, disse Jenkins. O efeito é muito provavelmente devido às proteínas, fibras e minerais que eles têm, observou o pesquisador. Jenkins recomenda a adição de mais legumes à dieta.

“Eles vão fazer bem para você. Vão ajudar a manter a pressão arterial baixa, a glicemia sob controle e ajudar a manter o colesterol baixo.”

As leguminosas fornecem uma alternativa nutritiva e saudável para o coração às fontes de proteína bem menos saudáveis como as carnes vermelhas e processadas. Vários estudos sugerem uma ligação entre o consumo de leguminosas e uma menor incidência de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e câncer , juntamente com uma melhor gestão do peso.

Embora o estudo tenha encontrado uma associação entre o consumo de leguminosas e a diminuição da pressão arterial e da glicose no sangue, ele não prova uma relação de causa e efeito entre as duas coisas, salientam responsáveis pelo estudo.

 

publicado em 16/11/2012 às 08h52

Veja mais

 
 
 
 

Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre a Vita Care

Últimas notícias

Dieta mediterrânea reduz em 30% risco de doença cardíaca

Despeje um pouco de azeite de oliva, de preferência...

Segundo estudo, Ômega-3 protege o sistema imunológico contra os danos da luz solar

Segundo pesquisadores da Universidade de Manchester, na...

Proporcionamos aos idodos uma dieta adequada e todos os programas que promovam e mantenham a autonomia do idoso, além da criação de um ambiente adequado e seguro para o idoso dependente.

Copyright - 2020 Vitacare Todos os direitos reservados