Notícias

Por que o número de fumantes no Brasil reduziu nas últimas décadas?

Fonte: Portal do Coração

Texto A+ A-

 
Por que o número de fumantes no Brasil reduziu nas últimas décadas?

O tabagismo é principal causa de morte evitável no mundo.A associação entre o tabagismo e diversos tipos de câncer, bem como, as doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio (ataque cardíaco) e o acidente vascular cerebral (derrame cerebral), é incontestável.

O risco cardiovascular de um ex-fumante é reduzido em cerca de 50% após 2 anos de abstinência tabágica.Cerca de 10 anos após a cessação total do tabagismo, o risco cadiovascular do ex-fumante é semelhante ao de alguém que nunca fumou.

A prevalência do tabagismo no Brasil entre adultos na década de 80 era cerca de 30%.Atualmente, esta taxa é de aproximadamente 17%.O Brasil têm uma das maiores velocidades de queda no número de fumantes em todo o mundo. Embora os homens continuem fumando mais do que as mulheres, a prevalência do tabagismo no Brasil diminuiu principalmente entre os homens.

Nos Estados Unidos a prevalência do tabagismo é semelhante ao Brasil, no entanto, o aumento do preço dos cigarros foi o principal fator para a diminuição do tabagismo entre os norte-americanos.No Brasil, a redução do tabagismo pode ser atribuída principalmente a alguns fatores:

-Proibição das propagandas de cigarro.
-Instituição da contra propaganda (imagens de advertência nos maços de cigarros).
-Instituição de leis estaduais que proibem o tabagismo em lugares públicos e fechados.

O aumento do preço dos cigarros e a instituição de leis federais antitabagismo poderão contribuir para uma redução ainda maior das taxas de tabagismo no Brasil.

 

publicado em 28/02/2011 às 09h43

Veja mais

 
 
 
 

Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre a Vita Care

Últimas notícias

Dieta mediterrânea reduz em 30% risco de doença cardíaca

Despeje um pouco de azeite de oliva, de preferência...

Segundo estudo, Ômega-3 protege o sistema imunológico contra os danos da luz solar

Segundo pesquisadores da Universidade de Manchester, na...

Proporcionamos aos idodos uma dieta adequada e todos os programas que promovam e mantenham a autonomia do idoso, além da criação de um ambiente adequado e seguro para o idoso dependente.

Copyright - 2020 Vitacare Todos os direitos reservados