Notícias

Pesquisa sugere que dieta rica em tomate reduz risco de depressão pela metade

Fonte: Portal iSaúde

Texto A+ A-

 
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Comer tomates apenas algumas vezes por semana pode reduzir pela metade as chances de sofrer depressão. É o que revela estudo realizado por pesquisadores da China e do Japão.

Os tomates são ricos em substâncias químicas antioxidantes que são classificadas como capazes de proteger contra algumas doenças.

Eles são uma fonte particularmente boa de licopeno, antioxidante que lhes confere a cor vermelho escuro e têm sido associados com redução do risco de câncer de próstata e ataques cardíacos.

A equipe, liderada por Kaijun Niu e seus colegas da Tianjin Medical University analisaram os registros de saúde mental e hábitos de dieta de cerca de 1 mil homens e mulheres com 70 anos ou mais.

Eles investigaram relatórios preliminares que mostraram que o licopeno também pode promover o bem-estar psicológico e a saúde física, reduzindo o estresse oxidativo, ou dano às células cerebrais saudáveis.

Os resultados mostraram que pessoas que comem tomates entre 2 e 6 vezes por semana são 46% menos prováveis de sofrer de depressão.

A pesquisa sugere ainda que comer tomate todo dia reduz o risco de sintomas depressivos em 52%.

Os pesquisadores disseram que ainda não podem afirmam se o licopeno dos tomates afeta diretamente a mente, ou se simplesmente protege contra a depressão causada quando as pessoas desenvolvem doenças potencialmente fatais como o câncer.

"Estes resultados sugerem que uma dieta rica em tomate pode ter um efeito benéfico na prevenção de sintomas depressivos. Por outro lado, não foi observada relação com o consumo de outros tipos de vegetais", concluem os autores.

 

publicado em 10/12/2012 às 09h05

Veja mais

 
 
 
 

Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre a Vita Care

Últimas notícias

Dieta mediterrânea reduz em 30% risco de doença cardíaca

Despeje um pouco de azeite de oliva, de preferência...

Segundo estudo, Ômega-3 protege o sistema imunológico contra os danos da luz solar

Segundo pesquisadores da Universidade de Manchester, na...

Proporcionamos aos idodos uma dieta adequada e todos os programas que promovam e mantenham a autonomia do idoso, além da criação de um ambiente adequado e seguro para o idoso dependente.

Copyright - 2020 Vitacare Todos os direitos reservados