Notícias

Pesquisa mostra que vacina contra a gripe reduz risco de doenças cardíacas em 50%

Fonte: Portal iSaúde

Texto A+ A-

 

Vacina contra a gripe pode reduzir o risco de doenças cardíacas em 50%, é o que mostra estudo apresentado no 2012 Canadian Cardiovascular Congress.

A pesquisa sugere ainda que além de proteger uma pessoa de ficar doente de gripe, a vacina também reduz o risco de morte por problemas cardíacos.

O pesquisador Jacob Udell e seus colegas revisaram ensaios clínicos publicados sobre este assunto que remontam à década de 1960.

Os estudos combinados examinaram um total de 3.227 pacientes, com uma divisão quase igual entre pacientes com e sem doença cardíaca estabelecida. Metade dos participantes foi aleatoriamente designada para receber a vacina contra a gripe e outros para receber a vacina placebo.

"Aqueles que receberam a vacina contra a gripe apresentaram uma redução de risco muito forte", afirma Udell.

A vacina contra a gripe causou uma redução aproximada de 50% no risco de um grande evento cardíaco (infarto, AVC ou morte cardíaca) em comparação com placebo, após um ano de acompanhamento. Uma tendência semelhante foi verificada para a vacina da gripe na redução da morte por qualquer causa (cerca de 40%).

Segundo os pesquisadores, a vacina contra influenza reduz eventos cardiovasculares e morte cardiovascular em pessoas com ou sem doença cardíaca prévia.

Udell acredita que os resultados fornecem suporte para as recomendações das diretrizes atuais de vacinação contra a gripe para pessoas que sofreram ataque do coração antes, mas por um motivo diferente do que simplesmente reduzir o risco de gripe.

E, apesar de ter sido encorajador ver uma redução de eventos cardíacos não-fatais, ele acredita que um grande estudo abrangente seria necessário para demonstrar a eficácia da vacina para reduzir eventos cardíacos fatais e salvar vidas.

A pesquisa também poderia aumentar o uso da vacina, que Udell acredita ser ainda lamentavelmente baixo. "O uso da vacina é muito baixo, menos de 50% da população em geral, e ainda é pouco utilizada entre os profissionais de saúde. Imagine se essa vacina também pudesse ser uma forma comprovada de prevenir doenças cardíacas", conclui o pesquisador.

 

publicado em 29/10/2012 às 08h48

Veja mais

 
 
 
 

Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre a Vita Care

Últimas notícias

Dieta mediterrânea reduz em 30% risco de doença cardíaca

Despeje um pouco de azeite de oliva, de preferência...

Segundo estudo, Ômega-3 protege o sistema imunológico contra os danos da luz solar

Segundo pesquisadores da Universidade de Manchester, na...

Proporcionamos aos idodos uma dieta adequada e todos os programas que promovam e mantenham a autonomia do idoso, além da criação de um ambiente adequado e seguro para o idoso dependente.

Copyright - 2020 Vitacare Todos os direitos reservados