Notícias

Perda de memória pode ser reversível em idosos

Fonte: Portal Terra

Texto A+ A-

 
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Estudo em animais sugere que perda de memória relacionada à idade pode ser reversível, é o que diz notícia publicada no site Health. Pesquisadores da Universidade de Yale descobriram que as redes neurais no córtex pré-frontal de animais mais velhos têm conexões mais fracas do que em animais mais jovens. A descoberta associa o esquecimento durante a fase idosa com a diminuição das redes neurais.

Especialistas explicam que o córtex pré-frontal é o responsável pelas mais elevadas funções cognitivas e executivas, incluindo a memória de trabalho, que é a base para o pensamento abstrato e para o raciocínio. Com a nova pesquisa, eles também descobriram que certos compostos - encontrados em medicamentos para hipertensão arterial - ajudaram a melhorar o córtex pré-frontal em animais mais velhos.

"Relacionados com a idade, os déficits cognitivos podem ter um sério impacto sobre nossas vidas na era da informação. As pessoas muitas vezes precisam de funções cognitivas superiores para atender às necessidades ainda básicas, como pagar contas ou acesso a cuidados médicos", disse o professor de neurobiologia e psicologia e membro do Instituto Kavli de Neurociência, Amy Arnsten, em um comunicado à imprensa. "Essas habilidades são essenciais para sermos capazes de viver de forma independente à medida que envelhecemos."

Os pesquisadores observam que os estudos envolvendo animais muitas vezes não conseguem produzir resultados semelhantes ou benefícios em humanos.

 

publicado em 01/08/2011 às 15h17

Veja mais

 
 
 
 

Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre a Vita Care

Últimas notícias

Dieta mediterrânea reduz em 30% risco de doença cardíaca

Despeje um pouco de azeite de oliva, de preferência...

Segundo estudo, Ômega-3 protege o sistema imunológico contra os danos da luz solar

Segundo pesquisadores da Universidade de Manchester, na...

Proporcionamos aos idodos uma dieta adequada e todos os programas que promovam e mantenham a autonomia do idoso, além da criação de um ambiente adequado e seguro para o idoso dependente.

Copyright - 2020 Vitacare Todos os direitos reservados