Notícias

Obesidade pode ser causada por má nutrição durante a gestação

Fonte: Boa Saúde

Texto A+ A-

 

Pesquisas mostram que é possível que crianças que nasceram abaixo do peso se desenvolvam rapidamente e recuperem o atraso no seu desenvolvimento.

Quando isso acontece, aumentam os riscos de ela se tornar obesa e adquirir doenças como diabetes tipo 2, hipertensão, osteoporose e doenças cardiovasculares. As raízes desses problemas podem estar na privação de alimentos durante a gestação.

Durante a gravidez, o bebê é “programado” para comer mais ou menos durante sua vida, dependendo da nutrição da mãe. Isso acontece porque crianças que passaram por gestações em que a mãe não estava bem nutrida desenvolvem menos neurônios na região do cérebro responsável pelo consumo de alimentos.

Cientistas da Universidade de Los Angeles (EUA) usaram modelos animais e descobriram uma diferenciação entre as células-tronco de recém nascidos abaixo do peso e daqueles de peso normal. Esse fato dá mais informações sobre a relação entre o baixo do peso do bebê e o desenvolvimento de obesidade e outras doenças ao longo da vida.

A autora do estudo Dr. Mina Desai diz que o estudo mostra o quão importante a saúde e a nutrição materna são para o controle da obesidade. “A obesidade e suas doenças relacionadas são as principais causas de morte na nossa sociedade, ainda assim nós temos poucas estratégias efetivas para prevenção e tratamento”.

O estudo sugere que a nutrição materna seja estudada como uma forma de prevenção contra a obesidade e as doenças causadas pelo excesso de peso.

 

publicado em 14/03/2011 às 09h06

Veja mais

 
 
 
 

Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre a Vita Care

Últimas notícias

Dieta mediterrânea reduz em 30% risco de doença cardíaca

Despeje um pouco de azeite de oliva, de preferência...

Segundo estudo, Ômega-3 protege o sistema imunológico contra os danos da luz solar

Segundo pesquisadores da Universidade de Manchester, na...

Proporcionamos aos idodos uma dieta adequada e todos os programas que promovam e mantenham a autonomia do idoso, além da criação de um ambiente adequado e seguro para o idoso dependente.

Copyright - 2020 Vitacare Todos os direitos reservados