Notícias

Homens têm mais chances que as mulheres de desenvolver diabetes tipo 2

Fonte: Veja

Texto A+ A-

 
(Creatas Images/Thinkstock)

(Creatas Images/Thinkstock)

Homens precisam ganhar menos peso do que as mulheres para desenvolver diabetes tipo 2, sugere um estudo escocês. Pesquisadores da Universidade de Glasgow descobriram que os homens desenvolvem a doença com um índice de massa corporal (IMC) menor que o das mulheres.

De acordo com os pesquisadores, a distribuição da gordura corporal é um fator decisivo – os homens tendem a acumular no fígado e ao redor da cintura. Já as mulheres têm quantidades maiores de gordura armazenadas em locais ‘seguros’ nesse sentido, como as coxas e os quadris. O que significa que as mulheres têm necessidade de acumular mais gordura que os homens para desenvolver as quantidades consideradas prejudiciais e relacionadas com o surgimento da diabetes. O estudo foi publicado no periódico científico Diabetologia.

Os pesquisadores analisaram os dados de 51.920 homens e 43.137 mulheres com diabetes na Escócia. Os resultados mostraram que o índice de massa corporal dos homens diagnosticados pela primeira vez com o problema era de 31.83, mas nas mulheres era de 33.69.

"Pesquisas anteriores indicaram que homens de meia idade estão em maior risco de desenvolver diabetes do que mulheres. E a explicação que encontramos é que, mesmo pesando menos que as mulheres, os homens têm mais chances de desenvolver a condição", disse Naveed Sattar, autor do estudo, da Universidade de Glasgow.

A diabetes tipo 2 é causada por excesso de açúcar no sangue que ocorre quando a capacidade do corpo de regular os níveis de glicose no corpo é alterada. A condição é ligada a excesso de gordura em alguns destes órgãos como o fígado e os músculos.

 

publicado em 03/10/2011 às 13h22

Veja mais

 
 
 
 

Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre a Vita Care

Últimas notícias

Dieta mediterrânea reduz em 30% risco de doença cardíaca

Despeje um pouco de azeite de oliva, de preferência...

Segundo estudo, Ômega-3 protege o sistema imunológico contra os danos da luz solar

Segundo pesquisadores da Universidade de Manchester, na...

Proporcionamos aos idodos uma dieta adequada e todos os programas que promovam e mantenham a autonomia do idoso, além da criação de um ambiente adequado e seguro para o idoso dependente.

Copyright - 2020 Vitacare Todos os direitos reservados