Notícias

Feito primeiro teste de vacina contra Parkinson em pacientes

Fonte: Revista VEJA

Texto A+ A-

 
Foto: Nicholas Kamm/AFP

Foto: Nicholas Kamm/AFP

O primeiro teste em pacientes para elaborar uma vacina terapêutica contra a doença de Parkinson teve início na Áustria.

A vacina terapêutica, chamada PDO1A, ataca a proteína alfa-sinucleína, que desempenha um papel importante no desenvolvimento da doença. A PDO1A deve "educar o sistema imunológico para que ele gere anticorpos contra a alfa-sinucleína", explica a Affiris em comunicado publicado em sua página na Internet.

"A vacina oferece pela primeira vez a perspectiva de um tratamento das causas da doença de Parkinson, e não apenas dos sintomas", destaca a empresa.

A doença de Parkinson é provocada por depósitos de alfa-sinucleína de forma patológica no cérebro. Uma redução dos depósitos desta proteína poderia ter efeitos benéficos na evolução da doença, de acordo com a Affiris.

Em estudo publicado em março deste ano, cientistas conseguiram interromper a progressão da doença de Parkinson em um animal vivo com o bloqueio do acúmulo de alfa-sinucleína.

Nesta primeira etapa de teste clínico, participam 32 pacientes de uma clínica de Viena. A primeira fase pretende determinar se a PDO1A é tolerável e segura para o ser humano. Cada paciente será submetido a testes durante 12 meses - o estudo prosseguirá até o fim de 2012, segundo o diretor médico do estudo, Achim Schneeberger.

O estudo recebeu apoio financeiro de 1,5 milhão de dólares da fundação do ator americano Michael J. Fox, que sofre de Parkinson.

 

publicado em 11/06/2012 às 09h03

Veja mais

 
 
 
 

Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre a Vita Care

Últimas notícias

Dieta mediterrânea reduz em 30% risco de doença cardíaca

Despeje um pouco de azeite de oliva, de preferência...

Segundo estudo, Ômega-3 protege o sistema imunológico contra os danos da luz solar

Segundo pesquisadores da Universidade de Manchester, na...

Proporcionamos aos idodos uma dieta adequada e todos os programas que promovam e mantenham a autonomia do idoso, além da criação de um ambiente adequado e seguro para o idoso dependente.

Copyright - 2020 Vitacare Todos os direitos reservados