Notícias

Estudo revela que hábitos saudáveis são o segredo da longevidade

Fonte: Terra

Texto A+ A-

 
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

A menos que você tenha sido abençoado com alguns genes de longevidade, uma pesquisa sugere que a vida levada de maneira saudável pode ser a chave para a longevidade. Uma nova análise dos centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), nos Estados Unidos, acha que as pessoas que priorizam hábitos saudáveis têm mais chances de sobreviver do que aquelas que não o fazem.

Usando dados de 16.958 participantes, com idade a partir de 17 anos, o Estudo de Pesquisa de Mortalidade do National Health and Nutrition Examination analisou, entre 1988 e 2006, quatro hábitos fundamentais associados a uma melhor vida: não fumar, beber álcool moderadamente, fazer exercícios regularmente e comer uma dieta saudável.

Pessoas que fizeram dos quatro comportamentos saudáveis um hábito tiveram 63% menos probabilidade de morrer por qualquer causa durante o período de estudo de 18 anos do que aqueles que não se engajaram a nenhum dos comportamentos.

Aqueles que incorporaram à vida todos os quatro hábitos de baixo risco também tiveram 65% menos probabilidades de morrer de doença cardiovascular e 66% menos probabilidade de morrer de câncer, em comparação com os que fumavam, bebiam, comiam mal e não se exercitavam.

"Nossos resultados acrescentam à base de evidências sobre o efeito favorável de vida saudável sobre a mortalidade", disseram os pesquisadores. "As estimativas de mortalidade que podem ser adiada ressaltam a necessidade de melhorar o nível geral da vida saudável".

Cada comportamento saudável foi individualmente associado com um risco reduzido de morte - a abstenção de fumar teve o maior efeito - mas a magnitude do impacto maior foi quando todos os comportamentos eram praticados em conjunto.

Claro, sempre haverá piadas do tipo "meu avô comia mal e fumava todos os dias até 93 anos", que contradizem tais pesquisas, mas o peso das evidências mostra que cuidar de si mesmo compensa no longo prazo.

 

publicado em 26/08/2011 às 07h59

Veja mais

 
 
 
 

Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre a Vita Care

Últimas notícias

Dieta mediterrânea reduz em 30% risco de doença cardíaca

Despeje um pouco de azeite de oliva, de preferência...

Segundo estudo, Ômega-3 protege o sistema imunológico contra os danos da luz solar

Segundo pesquisadores da Universidade de Manchester, na...

Proporcionamos aos idodos uma dieta adequada e todos os programas que promovam e mantenham a autonomia do idoso, além da criação de um ambiente adequado e seguro para o idoso dependente.

Copyright - 2020 Vitacare Todos os direitos reservados