Notícias

Distribuição de vacina contra gripe chegará a 1,7 bilhão de doses em 2015, diz OMS

Fonte: Portal R7

Texto A+ A-

 

Número corresponde ao dobro do que é fabricado hoje em todo o mundo

A OMS (Organização Mundial da Saúde) informou nesta quinta-feira (14) que, para 2015, haverá 1,7 bilhões de dose da vacina contra a gripe no mundo todo, o que representaria mais que o dobro da produção atual de 800 milhões.

O anúncio foi feito em Genebra por Marie-Paule Kieny, diretora geral do Plano de Ação contra a Gripe (GAP, na sigla em inglês), iniciado pela OMS em 2006 para reduzir as diferenças entre a demanda e a provisão de vacinas através do apoio técnico e financeiro, especialmente nos países em desenvolvimento.

Marie-Paule ressaltou que desde 2006 foram registrados muitos avanços porque, embora ainda não haja vacinas suficientes para cobrir à população mundial no caso de uma nova pandemia de gripe, já estão cobertos grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e grávidas.

A diretora do GAP declarou que se 70% da população mundial for imunizada, será possível frear a transmissão do vírus até o ponto de impedir novas pandemias.

- No entanto, esta imunização deve ser distribuída de maneira racional por todo o mundo, porque, se forem vacinadas apenas as pessoas dos países mais ricos, as pandemias brotariam nos países mais pobres para depois se propagar pelo mundo.

Marie-Paule afirmou que para conseguir uma resposta efetiva a uma possível pandemia é necessário que os países em desenvolvimento tenham capacidade suficiente para produzir suas próprias vacinas e parem de adquiri-las a preços elevados das farmacêuticas dos países desenvolvidos.

Em linha com este objetivo, o GAP presta ajuda tecnológica e financeira a 11 países em desenvolvimento desde 2006 para que desenvolvam suas próprias vacinas, de modo que comecem a estar disponíveis entre este ano e 2015.

Com a soma destes países, haverá mais de 40 fábricas distribuídas em 20 países no mundo todo que produzirão a vacina contra a gripe.

- A pandemia da gripe A conscientizou muitos países da necessidade de produzir suas próprias vacinas.

Marie-Paule destacou os progressos de Tailândia e Índia, principalmente a última, que se tornou um dos principais produtores mundiais da vacina.

 

publicado em 14/07/2011 às 15h57

Veja mais

 
 
 
 

Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre a Vita Care

Últimas notícias

Dieta mediterrânea reduz em 30% risco de doença cardíaca

Despeje um pouco de azeite de oliva, de preferência...

Segundo estudo, Ômega-3 protege o sistema imunológico contra os danos da luz solar

Segundo pesquisadores da Universidade de Manchester, na...

Proporcionamos aos idodos uma dieta adequada e todos os programas que promovam e mantenham a autonomia do idoso, além da criação de um ambiente adequado e seguro para o idoso dependente.

Copyright - 2020 Vitacare Todos os direitos reservados