Notícias

Dieta do brasileiro tem muito sódio e gordura, porém pouco cálcio e fibra

Fonte: iG

Texto A+ A-

 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria co o Ministério da Saúde, avaliou o perfil nutricional do País e encontrou altos índices de deficiência de cálcio, fibra e vitaminas, essenciais para o bom funcionamento do organismo.

A mesma pesquisa mostra ainda que há excesso de consumo de sódio, gordura e açúcar na dieta dos brasileiros, um trio que compromete as funções do corpo, gerando doenças como diabetes e hipertensão. Os resultados, divulgados nesta quinta-feira (28) fazem parte do estudo Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil, que investigou o padrão alimentar de pessoas maiores de 10 anos em todas as regiões brasileiras (a amostra foi colhida em quase 14 mil domicílios).

Para o consumo de cada alimento, os pesquisadores dividiram os resultados por renda mensal e identificaram que mesmo aqueles que ganham salários mais altos não enriqueceram a qualidade nutricional dos seus pratos.

Foi identificado ainda que 9 em cada 10 pessoas têm ingestão de frutas, legumes e verduras abaixo dos níveis considerados ideais pelo Ministério da Saúde.

Na faixa dos 10 aos 13 anos de idade, 96,4% dos adolescentes do sexo masculino e 97,2% do sexo feminino registraram ingestão de cálcio abaixo do valor mínimo diário recomendável (1.100mg). O mesmo ocorreu com a vitamina D para 99,4% dos meninos e 99,0% das meninas. Na faixa etária de 19 a 59 anos, as maiores prevalências de inadequação de consumo diário ficaram com esta vitamina (menos de 10mcg): 99,6% dos homens e 99,2% das mulheres.

O consumo energético médio da população brasileira variou de 1.490kcal a 2.289kcal, sendo que 28% são gorduras. O consumo diário em excesso de sódio (acima de 2.300mg) – um dos vilões do coração e da obesidade – foi registrado para 88,7% dos homens e 69,7% das mulheres.

 

publicado em 28/07/2011 às 14h43

Veja mais

 
 
 
 

Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre a Vita Care

Últimas notícias

Dieta mediterrânea reduz em 30% risco de doença cardíaca

Despeje um pouco de azeite de oliva, de preferência...

Segundo estudo, Ômega-3 protege o sistema imunológico contra os danos da luz solar

Segundo pesquisadores da Universidade de Manchester, na...

Proporcionamos aos idodos uma dieta adequada e todos os programas que promovam e mantenham a autonomia do idoso, além da criação de um ambiente adequado e seguro para o idoso dependente.

Copyright - 2020 Vitacare Todos os direitos reservados