Notícias

Cresce o número de doadores de órgãos no Brasil

Fonte: Portal IDMED

Texto A+ A-

 

O Brasil bateu recorde no número de doadores de órgãos em 2012 se comparado aos números do ano passado. Atualmente, são 13,6 doadores por milhão de população (pmp), meta prevista para ser alcançada em 2013.

O índice nacional era de 11,4 doadores pmp em 2011 e, em 2010, o índice ficava em 9,9. A meta do Ministério da Saúde é chegar a 15 doadores por milhão de população em 2015.

Dados do Ministério da Saúde mostram que nos primeiros quatro meses deste ano foram realizados 7.993 transplantes, o que representa um crescimento de 37% se comparado ao mesmo período do ano passado, que registrou 5.842 transplantes. A Região Norte teve um aumento de 109% e a Região Centro-Oeste teve 103%.

Esses números mostram que as ações do Ministério da Saúde na melhoria da infraestrutura das doações, capacitando as equipes para contatar as famílias dos possíveis doadores, o incentivo financeiro aos hospitais e as campanhas de doação de órgãos têm sido positivas. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o país possui o maior sistema público de transplantes do mundo.

O SUS oferece assistência integral ao paciente transplantado, incluindo exames periódicos e medicamentos pós-transplante.

Em abril, o Ministério da Saúde possibilitou o aumento de até 60% no repasse de recursos para ampliação do número de transplantes no SUS. No ano passado foi investido R$ 1,3 bilhão para manutenção e crescimento da rede – quatro vezes mais que o total de recursos alocados para o setor em 2003, quando foram destinados R$ 327,85 milhões.



Parceria entre Ministério da Saúde e Facebook

Foi anunciada ontem uma parceria entre o Ministério da Saúde e a rede social Facebook, com o objetivo de incentivar a doação de órgãos no país. A página da rede social agora terá um espaço onde o usuário pode informar se é doador ou não.

"Esta é mais uma ferramenta que contribuirá para a nossa campanha de incentivo, temos que usar as redes sociais para mobilizar e engajar pessoas que apoiam a causa. Precisamos fazer com que esta ideia seja multiplicada e alcance o maior número de pessoas", explicou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

 

publicado em 02/08/2012 às 11h35

Veja mais

 
 
 
 

Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre a Vita Care

Últimas notícias

Dieta mediterrânea reduz em 30% risco de doença cardíaca

Despeje um pouco de azeite de oliva, de preferência...

Segundo estudo, Ômega-3 protege o sistema imunológico contra os danos da luz solar

Segundo pesquisadores da Universidade de Manchester, na...

Proporcionamos aos idodos uma dieta adequada e todos os programas que promovam e mantenham a autonomia do idoso, além da criação de um ambiente adequado e seguro para o idoso dependente.

Copyright - 2020 Vitacare Todos os direitos reservados