Notícias

Cientistas mostram que células-tronco são capazes de regenerar órgão danificado

Fonte: Revista VEJA

Texto A+ A-

 
Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Pela primeira vez, cientistas conseguiram retirar células-tronco pluripotentes induzidas da pele de pacientes com insuficiência cardíaca e transformá-las em um tecido saudável do coração.

O estudo envolveu camundongos, mas, segundo os pesquisadores, a pesquisa indica que no futuro pacientes com problemas no coração poderão ser curados com suas próprias células reprogramadas. Os resultados foram publicados no periódico European Heart Journal.

A pesquisa foi desenvolvida no Instituto de Tecnologia de Israel, na cidade de Haifa. A equipe retirou células-tronco da pele de dois homens com insuficiência cardíaca — um de 51 anos e outro de 61 anos — e alteraram o material genético delas.

Depois, em laboratório, a equipe injetou as células reprogramadas em um tecido muscular cardíaco e transplantaram o novo tecido para o coração de camundongos.

Os cientistas descobriram que as células conseguiram se transformar em células saudáveis do coração capazes de reparar danos no órgão. Não houve rejeição do tecido cardíaco original.

De acordo com os especialistas, embora os resultados sejam animadores, é importante que os pacientes saibam de que ainda é preciso muito estudo para que o procedimento se torne um tratamento clínico para insuficiência cardíaca.

Os autores acreditam que os ensaios clínicos só poderão começar a ser feitos dentro de dez anos.

 

publicado em 24/05/2012 às 08h50

Veja mais

 
 
 
 

Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre a Vita Care

Últimas notícias

Dieta mediterrânea reduz em 30% risco de doença cardíaca

Despeje um pouco de azeite de oliva, de preferência...

Segundo estudo, Ômega-3 protege o sistema imunológico contra os danos da luz solar

Segundo pesquisadores da Universidade de Manchester, na...

Proporcionamos aos idodos uma dieta adequada e todos os programas que promovam e mantenham a autonomia do idoso, além da criação de um ambiente adequado e seguro para o idoso dependente.

Copyright - 2020 Vitacare Todos os direitos reservados