Notícias

Cientistas identificaram assinatura molecular que pode ajudar a detectar Alzheimer

Fonte: iG

Texto A+ A-

 

Cientistas finlandeses identificaram uma espécie de assinatura molecular que, no futuro, pode levar ao desenvolvimento de novos métodos de diagnosticar o Alzheimer antes mesmo do surgimento dos primeiros sintomas da doença, marcada por perda degenerativa da memória e demência.

A descoberta foi publicada na revista científica Translacional Psychiatry por pesquisadores do Centro de Pesquisa Técnica VTT, da Finlândia.

Liderado por Matej Orešic, o grupo de cientistas descobriu que o início da doença em si é precedido pelo aparecimento de marcadores no sangue que, uma vez identificados, poderiam predizer quem já estaria em uma fase precoce da doença, permitindo a adoção de medidas para retardar a evolução dela.

Orešic e sua equipe analisaram amostras de sangue de 226 idosos por mais de dois anos. Desse total, 46 eram sadios, 143 sofriam de declínio cognitivo leve – uma condição anterior à demência – e 37 tinham Alzheimer.

Ao fim de 27 meses, 52 dos 143 pacientes com declínio cognitivo leve haviam desenvolvido Alzheimer. A análise do plasma sanguíneo desse grupo de voluntários mostrou que a concentração dos marcadores havia mudado de forma compatível com a evolução da doença.

Além do desenvolvimento de exames capazes de identificar precocemente o Alzheimer, os cientistas creem que a descoberta também poderá ajudar a identificar novos caminhos para trata-lo de forma mais eficaz.

 

publicado em 15/12/2011 às 09h32

Veja mais

 
 
 
 

Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre a Vita Care

Últimas notícias

Dieta mediterrânea reduz em 30% risco de doença cardíaca

Despeje um pouco de azeite de oliva, de preferência...

Segundo estudo, Ômega-3 protege o sistema imunológico contra os danos da luz solar

Segundo pesquisadores da Universidade de Manchester, na...

Proporcionamos aos idodos uma dieta adequada e todos os programas que promovam e mantenham a autonomia do idoso, além da criação de um ambiente adequado e seguro para o idoso dependente.

Copyright - 2020 Vitacare Todos os direitos reservados