Notícias

Carência de gordura pode fazer mal para o organismo

Fonte: R7.com

Texto A+ A-

 

Dietas pobres em gordura podem prejudicar o desempenho no dia a dia ou mesmo no treino físico. A sua carência favorece a oxidação de carboidratos (glicose, glicogênio, reserva energética presente no fígado e nos músculos). Isso pode levar à exaustão precoce.

Os nutricionistas recomendam a ingestão de gorduras poli-insaturadas, encontrada no salmão, e monoinsaturadas, existentes no azeite de girassol, nozes, castanhas e amêndoas.

Os exercícios prolongados, de alta intensidade interferem no sistema imune, e os ácidos graxos ômega-3 nos protegem desse efeito. A carência de gorduras na dieta provoca a deficiência das vitaminas lipossolúveis (A,D,E e K).

Nas mulheres pode ocorrer redução de hormônio estradiol, o que altera o ciclo menstrual. A ingestão das gorduras poli e monoinsaturadas também aumentam o bom colesterol (HDL), reduzem o ruim (LDL) e os triglicerídeos.

As gorduras precisam estar acompanhadas de proteínas e carboidratos.

 

publicado em 28/02/2012 às 08h59

Veja mais

 
 
 
 

Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre a Vita Care

Últimas notícias

Dieta mediterrânea reduz em 30% risco de doença cardíaca

Despeje um pouco de azeite de oliva, de preferência...

Segundo estudo, Ômega-3 protege o sistema imunológico contra os danos da luz solar

Segundo pesquisadores da Universidade de Manchester, na...

Proporcionamos aos idodos uma dieta adequada e todos os programas que promovam e mantenham a autonomia do idoso, além da criação de um ambiente adequado e seguro para o idoso dependente.

Copyright - 2020 Vitacare Todos os direitos reservados