Notícias

Além do frio, infecções ou reações à remédios podem causar o bater de dentes

Fonte: Portal iG

Texto A+ A-

 
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Segundo o Dr. Steven Syrop, chefe da seção de disfunções temporomandibulares do New York-Presbyterian Hospital/Columbia University Medical Center, existem diversos tipos de movimentos involuntários da mandíbula e é importante distinguir o batimento do ranger e de outro problema, chamado distonia oromandibular.

“O bater de dentes é geralmente ligado ao tremor, que é a reação do corpo ao frio”, afirmou Syrop, mas ele também pode resultar de uma infecção que cause calafrios.

O ranger dos dentes, ou bruxismo, é considerado como um hábito agravado pelo stress, explicou. A causa exata não é conhecida, mas evidências recentes suavizaram o papel da oclusão, ou a maneira como os dentes superiores e inferiores se juntam.

“Diferente disso é quando os músculos da mandíbula contraem e relaxam espontaneamente, gerando um movimento mandibular constante”, disse Syrop. “Isso é chamado de distonia oromandibular”. Esse tipo de movimento pode ser o resultado de diversas condições médicas, incluindo reação a certos medicamentos.

Conforme explica a Dystonia Medical Research Foundation (Fundação de Pesquisa Médica em Distonia, em tradução livre), a distonia oromandibular é uma entre mais de dez tipos de distonia em que o mecanismo neurológico que faz os músculos relaxarem quando não estão uso deixa de funcionar adequadamente. As contrações podem interferir com a mastigação e o ato de engolir. Os tratamentos incluem injeções de toxina botulínica, medicações orais e terapia de fala e deglutição.

 

 

publicado em 25/07/2011 às 13h24

Veja mais

 
 
 
 

Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre a Vita Care

Últimas notícias

Dieta mediterrânea reduz em 30% risco de doença cardíaca

Despeje um pouco de azeite de oliva, de preferência...

Segundo estudo, Ômega-3 protege o sistema imunológico contra os danos da luz solar

Segundo pesquisadores da Universidade de Manchester, na...

Proporcionamos aos idodos uma dieta adequada e todos os programas que promovam e mantenham a autonomia do idoso, além da criação de um ambiente adequado e seguro para o idoso dependente.

Copyright - 2020 Vitacare Todos os direitos reservados