Notícias

Açafrão auxilia no tratamento contra o câncer, diz estudo

Fonte: Portal R7

Texto A+ A-

 
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

O principal componente do açafrão, a cúrcuma, desencadeia um processo que inibe a atividade de células cancerosas presentes na saliva que fazem com que o câncer de pescoço e de cabeça se desenvolvam, de acordo com um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

A cirurgiã e principal autora da pesquisa, Marilene Wang, disse que a especiaria, altamente consumida em alguns países como a Índia, também suprime a atividade de células relacionadas a uma redução do número de moléculas inflamatórias na saliva.

O estudo aparecerá na edição de setembro da revista Clinical Cancer Research, uma publicação da Associação Americana Contra o Câncer.

O açafrão é uma especiaria amplamente utilizada na gastronomia do Oriente Médio e do sul da Ásia, culturas nas quais por muitos anos eram famosas suas propriedades como anti-inflamatório e cujo poder para deter certos tipos de câncer já tinha sido comprovado em outras pesquisas.

Os 21 pacientes com câncer na cabeça ou no pescoço que participaram do estudo foram submetidos a testes de saliva antes e depois de mastigar dois tabletes de cúrcuma.

Marilene destacou também o potencial da especiaria para o tratamento desses tipos de câncer e outros.

- Acreditamos que a cúrcuma pode ser combinada com outros tratamentos, como quimioterapia e radiação.

Além disso, a especialista não descartou que a especiaria possa ser utilizada de forma preventiva em pessoas com um risco mais alto de desenvolver a doença.

- Não é tóxica, é bem tolerada, barata e fácil de obter em uma loja de produtos alimentos saudáveis.

No entanto, Marilene ressaltou a necessidade de aprofundar as pesquisas sobre o alcance desse tipo de tratamento em pacientes com câncer.

Os especialistas indicaram que para que a cúrcuma tenha um efeito no tratamento contra o câncer deve ser ingerida em forma de suplemento e não nas quantidades utilizadas ao cozinhar com açafrão.

A cirurgiã explicou que o próximo passo serão testes com cúrcuma em pacientes com câncer por períodos mais longos para determinar se as propriedades inibitórias desse ingrediente podem aumentar.

Como parte da pesquisa, os especialistas da Universidade da Califórnia tratarão pacientes com câncer semanas antes que eles sejam operados. A biópsia será feita antes e no momento da cirurgia para analisar as diferenças.

 

publicado em 15/09/2011 às 13h51

Veja mais

 
 
 
 

Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre a Vita Care

Últimas notícias

Dieta mediterrânea reduz em 30% risco de doença cardíaca

Despeje um pouco de azeite de oliva, de preferência...

Segundo estudo, Ômega-3 protege o sistema imunológico contra os danos da luz solar

Segundo pesquisadores da Universidade de Manchester, na...

Proporcionamos aos idodos uma dieta adequada e todos os programas que promovam e mantenham a autonomia do idoso, além da criação de um ambiente adequado e seguro para o idoso dependente.

Copyright - 2020 Vitacare Todos os direitos reservados