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Veja os benefícios do consumo de alimentos ricos em fibras

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Foto: Divulgação

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O consumo de fibras está associado a uma dieta saudável e equilibrada, mas por quê? O que são fibras alimentares e quais as suas funções?

Cientificamente, as fibras alimentares são classificadas como remanescentes de células vegetais comestíveis, polissacarídeos, lignina e substâncias associadas resistentes à digestão de enzimas alimentares humanas. Porém, podemos dizer que as fibras alimentares são componentes vegetais incapazes de sofrer digestão pelas enzimas digestivas humanas.

Além da sensação de saciedade, fator muito importante nas dietas de emagrecimento, o consumo de fibras está associado à diminuição do colesterol sérico e resposta glicêmica dos alimentos, por retardar a absorção destes (fibra solúvel) e também na modulação da mobilidade intestinal (fibra insolúvel).

Ele também propicia a fermentação colônica, isto é, a fibra alimentar serve como combustível para a flora intestinal, mantendo-a saudável. Nesse contexto, há produção de ácido butírico, que hoje é conhecido como importante para desintoxicação de carcinógenos alimentares no cólon.

"O consumo regular de fibras também está associado à proteção contra câncer de cólon (intestino grosso), doenças cardiovasculares e diabetes", diz o nutricionista mestre em Nutrição Humana, Vagner Simonin.

As fibras podem ser consumidas de diversas formas. Todos os vegetais são fontes de fibras. Aqueles menos processados, isto é, crus, possuem maior teor de fibras. Os farelos também são boas fontes.

"Uma dica interessante é não descartar o bagaço das frutas. Além disso, consumir frutas com cascas também aumenta o teor de fibras da dieta", diz Simonin.

Vale lembrar que hoje a recomendação de fibras está em 35g para homens entre 19-50 anos de idade e 25g para mulheres na mesma faixa etária.

Segue abaixo uma lista com exemplos de alimentos ricos em fibras.

- Verduras: alface, couve, acelga, bertalha, rúcula, espinafre, agrião, escarola, aipo

- Legumes: cenoura, beterraba, nabo, rabanete, abóbora

- Cereais: arroz integral, aveia, granola, trigo integral, centeio, milho, chia

- Grãos (leguminosas): feijão, soja, lentilha, fava, grão-de-bico

- Frutas: todas, consumidas de preferência com casca

- Além dos alimentos integrais, como pão integral, barras de cereais, bolachas integrais e farelos, e também amêndoas e semente de abóbora, que contém 4g de fibras por colher de sopa.

 

publicado em 13/08/2012 às 08h59

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