Dicas Sobre Saúde

Saiba quais alimentos ajudam a saciar o apetite e emagrecer

Texto A+ A-

 
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Quando a fome bate fora de hora é difícil resistir. O mesmo acontece com a vontade de comer doces. Por causa disso, o jornal britânico Daily Mail conversou com especialistas para descobrir quais são os alimentos que ajudam a suprimir o apetite, colaborando para emagrece.

A lista inclui nove itens que devem fazer parte da sua despensa, além de hábitos saudáveis, como exercícios físicos e uma boa noite de sono, preferencialmente deitando-se cedo, para evitar a ação dos hormônios que estimulam a fome. Cientistas norte-americanos descobriram que as pessoas que dormiam menos de oito horas por noite tinham maiores tendências a obesidade.

Confira quais são os alimentos que podem colaborar com a sua silhueta e invista neles.

Pimenta: a capsaicina, substância que dá picância à pimenta, é capaz de saciar o apetite em quem raramente consome o tempero. Para conseguir o efeito, polvilhe ½ colher (chá) de pimenta por refeição.

Ovos: um artigo do Journal of the American College of Nutrition sugeriu que começar o dia ingerindo ovos resulta no consumo de menos calorias ao longo das próximas 36 horas, por causa de suas ricas proteínas.

Maçãs: além de ser rica em fibras, que dão a sensação de saciedade, quando digeridas, as maçãs produzem o hormônio GLP-1, que "diz" ao cérebro que estamos satisfeitos. Estudos mostraram que pessoas que comem maçã após as refeições ingerem 15% menos calorias que aquelas que não têm este hábito.

Limão: contém pectina, uma fibra solúvel que retarda a digestão e reduz a absorção de açúcar após as refeições, evitando os picos de glicose que levam a beliscar ao longo do dia. A vitamina C também ajuda a produzir carnitina, um aminoácido que estimula a queima de gordura.

Água: pesquisas realizadas em 2010 concluíram que consumir água após as refeições ajuda a emagrecer. Voluntários que consumiram o líquido após cada refeição perderam 2 kg em 12 semanas simplesmente porque se sentiram mais satisfeitos.

Canela: um estudo escandinavo publicado no periódico médico American Journal of Clinical Nutrition descobriu que consumir 3g de canela por dia reduz a insulina após as refeições. Como este hormônio transforma o excesso de açúcar em gordura, menos insulina significa menos quilos. O consumo da canela logo após as refeições é ainda mais efetivo.

Alho: a alicina, composto que dá cheiro ao alho, ajuda o sistema nervoso central a entender que o corpo está saciado, reduzindo a fome, e estimulando hormônios como a adrenalina que acelera o metabolismo, segundo estudos realizados em Israel.

Algas: cientistas dinamarqueses descobriram que adicionar fibras de algas nos líquidos reduz a fome em 30%, porque ela se transforma em um gel que preenche o estômago, reduzindo a vontade de comer.

Chá verde: a bebida contém catechinas, substância que estimula o corpo a queimar mais calorias. Beber de três a seis xícaras por dia aumenta a queima calórica em 40%, segundo artigo do American Journal of Clinical Nutrition . O chá também tem antioxidantes que controlam o hormônio leptina, responsável pelo controle da fome.



Fonte: Terra

 

publicado em 09/05/2011 às 10h28

Veja mais

 
 
 
 

Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre a Vita Care

Últimas notícias

Dieta mediterrânea reduz em 30% risco de doença cardíaca

Despeje um pouco de azeite de oliva, de preferência...

Segundo estudo, Ômega-3 protege o sistema imunológico contra os danos da luz solar

Segundo pesquisadores da Universidade de Manchester, na...

Proporcionamos aos idodos uma dieta adequada e todos os programas que promovam e mantenham a autonomia do idoso, além da criação de um ambiente adequado e seguro para o idoso dependente.

Copyright - 2020 Vitacare Todos os direitos reservados