Dicas Sobre Saúde

Saiba como se prevenir contra o câncer de mama

Texto A+ A-

 

Prevenção pode começar em casa, veja dicas e aprenda a fazer o autoexame

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo e no Brasil não é diferente. Só no ano passado, quase 50 mil casos foram registrados no país, com quase 12 mil mortes. Apesar desses índices, há diferentes maneiras de preveni-lo. Uma das maneiras é fazer regularmente o autoexame das mamas, os exames recomendados e, em casos mais restritos, a mastectomia preventiva.

Saiba mais sobre a doença com as dicas dadas pelo Icesp (Instituto do Câncer de São Paulo) abaixo.

O que causa o câncer de mama?

O câncer não está associado a uma única causa, existem alguns fatores que aumentam o risco do desenvolvimento da doença em mulheres: primeira menstruação muito cedo, primeira gravidez e amamentação após os 30 anos, hábitos de vida (fumo, álcool, sedentarismo etc), histórico de câncer em familiares de primeiro grau (mãe, irmã e filha), menopausa muito tarde e terapia de reposição hormonal por um longo período.

Quais são os sintomas da doença?

Os principais sintomas são nódulos (caroços) nas mamas e na região das axilas, alteração na forma e tamanho dos seios, alterações na pele e secreção pelo mamilo.

O câncer de mama tem cura?

Sim. Quanto mais cedo o câncer for diagnosticado, mais chances há de cura. Por isso é importante realizar regularmente os exames.

O autoexame é suficiente para detectar o câncer?

Não, mas ao observar e apalpar as mamas regularmente você fica alerta. A partir dos 18 ou 21 anos, o autoexame deve ser realizado sempre. Faça o autoexame 7 (sete) dias depois do início da sua menstruação. Caso você note alguma alteração, procure imediatamente seu médico.

Como é feito o diagnóstico da doença?

Para confirmar o desenvolvimento do câncer é realizado o exame clínico com o médico, a mamografia e a ultra-sonografia. A mamografia é uma espécie de Raio-X em que as mamas são comprimidas. Nela é possível detectar o câncer antes mesmo dele se tornar palpável. Neste processo, a ultrassonografia serve como exame complementar.

Com que frequência devem ser feitos os exames de rotina?

Todas as mulheres devem ir ao médico uma vez por ano, mesmo aquelas que não mantêm uma vida sexual ativa. Aos 40 anos deve ser feita a primeira mamografia. Daí em diante até os 50 anos, o médico determinará a frequência da mamografia de acordo com as particularidades de cada paciente. Já após os 50 anos, todas as mulheres devem fazer a mamografia anualmente. O autoexame deve ser realizado por mulheres de todas as idades.

Faça o autoexame

1º - Aproveite a privacidade da hora do banho e observe-se no espelho. Repare no tamanho e na forma dos dois seios ao ficar com os braços abaixados, com as mãos na cintura e levantadas atrás da cabeça

2º - Embaixo d’água, com as mamas ensaboadas, apalpe-as. Erga o braço e toque um seio por vez usando a mão contrária. Com movimentos circulares de cima para baixo, procure por caroços, alterações e secreções

3º - Repita todo o processo, desta vez deitada. Aproveite também para apalpar a região das axilas. Caso você note alguma alteração ao longo deste processo, procure seu médico.




Fonte: Portal R7

 

publicado em 12/07/2011 às 14h04

Veja mais

 
 
 
 

Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre a Vita Care

Últimas notícias

Dieta mediterrânea reduz em 30% risco de doença cardíaca

Despeje um pouco de azeite de oliva, de preferência...

Segundo estudo, Ômega-3 protege o sistema imunológico contra os danos da luz solar

Segundo pesquisadores da Universidade de Manchester, na...

Proporcionamos aos idodos uma dieta adequada e todos os programas que promovam e mantenham a autonomia do idoso, além da criação de um ambiente adequado e seguro para o idoso dependente.

Copyright - 2020 Vitacare Todos os direitos reservados