Dicas Sobre Saúde

Saiba como reduzir o risco de desenvolver Alzheimer

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Foto: Getty Images

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Algumas atitudes, no entanto, podem ser úteis se incorporadas à rotina diária, principalmente em pessoas que têm um histórico familiar de demência ou de Alzheimer.

Os médicos advertem: adotá-las não significa evitar a doença, mas pode ajudar a reduzir o risco de tê-la ou mesmo retardar o surgimento dela. Veja as recomendações do Instituto Nacional do Envelhecimento dos Estados Unidos:

Coma peixes de água fria (atum, salmão e cavala) pelo menos 2 vezes na semana: eles são ricos em ômega-3, uma gordura boa para o coração.

Aposte nas verduras de cores escuras: elas são ricas em carotenoides, antioxidantes que protegem os vasos sanguíneos do cérebro.

Controle a pressão arterial: a hipertensão adoece os vasos sanguíneos, inclusive os que fornecem oxigênio e sangue ao cérebro.

Não se isole e cultive uma vida social ativa: contato social deixa o cérebro mais saudável e afasta a depressão.

Mantenha-se ativo mentalmente (leitura, estudo, palavras-cruzadas, curso de línguas, etc.): isso aumenta as conexões entre os neurônios, deixando o cérebro mais saudável.

Pratique exercícios regularmente: evidências mostram que eles aumentam o fluxo de sangue e a oxigenação cerebral, beneficiando as células cerebrais.

Adote ingredientes da dieta Mediterrânea como grãos integrais, frutas, peixes, nozes e azeite de oliva: o efeito protetor do coração ajuda também o cérebro.

Pare de fumar o quanto antes: o tabaco favorece o surgimento das doenças cardiovasculares e aumenta o risco de Alzheimer.

Mantenha um peso saudável: a obesidade é outra condição ligada ao aumento do risco de demência e Alzheimer.

Controle o diabetes: ele lesa os vasos sanguíneos, gerando doença cardiovascular e aumentando o risco de demência e Alzheimer.

Durma bem: recentes estudos mostram que a quantidade e a qualidade do sono podem estar relacionadas ao desenvolvimento de demência e Alzheimer.

 


Fonte: iG

 

publicado em 24/09/2012 às 10h05

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