Dicas Sobre Saúde

Mudar cinco hábitos do dia a dia pode evitar derrame

Texto A+ A-

 
(Foto: Getty Images)

(Foto: Getty Images)

Segundo levantamentos médicos em todo o mundo, 40% dos casos de derrame registrados poderiam ser evitados com pequenas mudanças no estilo de vida. Os principais cuidados para evitar a doença, quando o cérebro - ou parte dele - recebe o fluxo de oxigênio necessário, seriam o controle da pressão alta e dos níveis de colesterol.

O primeiro pode danificar veias cerebrais aumentando as chances de obstrução; e o segundo provoca acúmulo de placas nas artérias coronárias, o que impede o correto fluxo sanguíneo ao cérebro, além de prejudicar o coração.

Veja como cinco mudanças de hábitos podem ajudar a evitar o problema, de acordo com informações publicadas no site Female First.

1) Fazer check-ups regularmente: avaliações do quadro geral de saúde são importantes, pois podem identificar problemas que nem sempre apresentam sintomas, como pressão alta e alto nível de colesterol, entre outros.

2) Alimentação correta: incluir cinco porções de vegetais e de frutas na alimentação diária é apontado como fundamental para reduzir em até 30% o risco de derrame. E cada porção extra de cada grupo alimentar pode ainda diminuir as chances em mais 5%.

3) Suplementos: muitos especialistas recomendam o consumo de suplementos que contenham peptídeos bioativos, derivados das proteínas do leite, que são benéficos para os sistemas cardiovascular, imune e nervoso. Uma conversa com o médico sobre o assunto pode ser válida, pois podem substituir a prescrição de remédios para tratamento da hipertensão.

4) Consumir peixes gordurosos: sim, peixes gordurosos. Sardinha, atum e outros tipos ajudam a baixar os níveis de colesterol no sangue. Isso porque se trata da gordura saudável, os chamados ácidos graxos. É recomendado comer pelo menos uma porção por semana.

5) Fique de olho na forma do corpo: sabe-se que a circunferência da cintura é um dos indicativos de boa ou má saúde e que está associada ao aumento no índice de doenças coronárias e vasculares. Nas mulheres, o diâmetro máximo deve ser de 81 cm e nos homens, de 93 cm.

 



Fonte: Terra

 

publicado em 12/05/2011 às 09h55

Veja mais

 
 
 
 

Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre a Vita Care

Últimas notícias

Dieta mediterrânea reduz em 30% risco de doença cardíaca

Despeje um pouco de azeite de oliva, de preferência...

Segundo estudo, Ômega-3 protege o sistema imunológico contra os danos da luz solar

Segundo pesquisadores da Universidade de Manchester, na...

Proporcionamos aos idodos uma dieta adequada e todos os programas que promovam e mantenham a autonomia do idoso, além da criação de um ambiente adequado e seguro para o idoso dependente.

Copyright - 2020 Vitacare Todos os direitos reservados