Dicas Sobre Saúde

Lista de alimentos ricos em fibras; confira!

Texto A+ A-

 
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Listamos alguns alimentos ricos em fibras, confira!

 

Milho
A versão mais conhecida no milho é na coloração amarela. No entanto, há ainda o rosa, azul ou preto. Rico em antioxidantes, que combatem o envelhecimento, meia xícara de grãos de milho contém 2 g de fibra. A pipoca também possui baixa caloria e tem cerca de 3 g de fibras a cada três xícaras.

Maçãs
Na hora de comer uma maçã, não tire a casca dela, pois perderá a maioria do seu poder nutricional. Uma unidade possui 4,4 g de fibras

Brócolis
Brócolis ajudam a prevenir o câncer e cada xícara do vegetal cozido contém cerca de 5,1 g de fibras.

Ervilhas
Uma xícara de ervilhas possui 16,3 g de fibras, enquanto que uma xícara do grão congelado possui 8,8 g de fibras. Experimente fazer a chamada ervilha-torta refogada, ou preparar uma deliciosa sopa agora que o tempo está começando a esfriar.

Framboesas
Além de saborosas, uma xícara da fruta rende um terço da sua necessidade diária de fibra por dia. Potente antioxidante, a framboesa pode ser comprada até na versão congelada.

Aveia
A aveia contém beta-glucana, um tipo especial de fibra com potente função de melhorar o sistema imunológico. Também apresenta uma boa mistura de fibra solúvel (o tipo que reduz o colesterol no sangue) e fibra insolúvel (que ajuda a manter a sua digestão funcionando sem problemas).

Pera
Tal como acontece com a maioria das frutas com cascas comestíveis, as peras são mais nutritivas e ricas em fibras, quando suas peles são deixadas intactas. Uma pera de tamanho médio com casca contém cerca de 5,5 g de fibra.

Lentilhas
Cada xícara de lentilhas possui 15,6 g por xícara. Cultivada desde os tempos neolíticos, lentilhas também são uma grande fonte de proteínas, vitaminas do complexo B, ferro e outros minerais.

Pão integral
O pão integral possui grandes quantidades de fibras, já que os grãos não são moídos nem refinados. Mudar o branco pelo integral pode ser um bom começo para inserir mais fibras em sua dieta.

Macarrão integral
Trocar a massa tradicional para a versão integral é excelente forma de introduzir mais fibras à sua dieta. No começo você pode estranhar o sabor da nova textura, mas tente adotar uma opção saudável.

Abacate
A polpa da fruta é grande fonte de fibra, uma colher de sopa tem cerca de 2 g de fibras e uma fruta inteira tem cerca de 10 g. Abacates são excelente fonte de gorduras monoinsaturadas, que ajudam a aumentar o colesterol bom, diminuindo o risco de doenças cardíacas.

Grão-de-bico
O grão-de-bico é bem versátil e vem na versão mais clara, comum no Brasil, e com coloração mais escura, menos conhecida por aqui. Muito presente em pratos da comida árabe, como hummus, o alimento é rico em fibras e pode ser preparado de várias formas em pratos ricos em sabor e nutrição.

Feijão
A versão vermelha, mais popular na Índia ou em algumas localidades dos Estados Unidos como Nova Orleans, também contém grande quantidade de fibras, proteínas e ferro.

Amêndoas
Amêndoas e todas as outras sementes possuem muitas fibras, além de conter gorduras saudáveis ao organismo. No entanto, não exagere tamanho da porção. Uma xícara de amêndoas possui 3 g de fibras e cerca de 170 calorias.

 

(Com informações: Terra)

 

publicado em 16/04/2012 às 11h31

Veja mais

 
 
 
 

Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre a Vita Care

Últimas notícias

Dieta mediterrânea reduz em 30% risco de doença cardíaca

Despeje um pouco de azeite de oliva, de preferência...

Segundo estudo, Ômega-3 protege o sistema imunológico contra os danos da luz solar

Segundo pesquisadores da Universidade de Manchester, na...

Proporcionamos aos idodos uma dieta adequada e todos os programas que promovam e mantenham a autonomia do idoso, além da criação de um ambiente adequado e seguro para o idoso dependente.

Copyright - 2020 Vitacare Todos os direitos reservados