Dicas Sobre Saúde

Ioga melhora mobilidade de pacientes com dores nas costas

Texto A+ A-

 
Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Praticar ioga com regularidade não alivia as dores nas costas. O exercício, no entanto, pode ajudar a melhorar o desempenho das atividades diárias. Pelo menos é o que afirma um novo estudo da Universidade de York, no Reino Unido. Segundo a pesquisa, praticar ioga com frequência ajuda a reduzir em mais de dois pontos, em uma escala de 24 pontos, as dificuldades na execução de atividades normais do dia-a-dia - como se levantar e se locomover.

Conduzida por David Torgerson, a pesquisa analisou 313 adultos que tinham dores crônicas ou recorrentes nas costas por cerca de 10 anos. Os voluntários foram divididos em dois grupos: aqueles que frequentariam aulas de ioga uma vez por semana durante 12 semanas, e aqueles que receberam apenas um manual de orientações impresso sobre a dor nas costas.

Durante as aulas de ioga, os participantes aprenderam técnicas de respiração e relaxamento, assim como os exercícios normais da prática, a fim de melhorar força e mobilidade. Eles receberam ainda colchonetes e foram encorajados a praticar os mesmos exercícios em casa. Todos preencheram um questionário sobre dificuldades em realizar as atividades diárias, dores e condições de saúde em geral.

As médias de dificuldades na rotina diária começaram com 8 pontos, numa escala de 0 a 24, em ambos os grupos – 24 representando os níveis de maior dificuldade. No grupo que estava nas aulas de ioga houve uma redução de mais de dois pontos (entre 5,5 e 6), queda que não foi vista no grupo que recebeu apenas o manual. Não foi visto, no entanto, uma diferença clara na redução da dor nas costas entre os dois grupos. Ambos tiveram uma melhora de 1 a 4 pontos, numa escala de 100 pontos.

Exercícios - Os pesquisadores acreditavam que a ioga poderia ser uma boa opção para pessoas com dores crônicas nas costas. Isso porque o exercício raramente causa efeitos colaterais sérios e pode ser feito de maneira relativamente barata. “Uma vantagem é que ela pode ser feita em casa após o treinamento”, diz David Torgerson.

Segundo o pesquisador, não foi possível identificar se foram apenas os alongamentos e os exercícios da ioga que fizeram a diferença entre os pacientes, ou se algum dos componentes mente-corpo da prática também influenciou. Em todo caso, eles afirmam que a prática da ioga em longo prazo pode ajudar a manter a melhora no funcionamento da coluna.

 

 

 

 

Fonte: Veja

 

publicado em 03/11/2011 às 09h26

Veja mais

 
 
 
 

Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre a Vita Care

Últimas notícias

Dieta mediterrânea reduz em 30% risco de doença cardíaca

Despeje um pouco de azeite de oliva, de preferência...

Segundo estudo, Ômega-3 protege o sistema imunológico contra os danos da luz solar

Segundo pesquisadores da Universidade de Manchester, na...

Proporcionamos aos idodos uma dieta adequada e todos os programas que promovam e mantenham a autonomia do idoso, além da criação de um ambiente adequado e seguro para o idoso dependente.

Copyright - 2020 Vitacare Todos os direitos reservados