Dicas Sobre Saúde

Flatulência: como evitar através da alimentação

Texto A+ A-

 
Flatulência: como evitar através da alimentação

Mais conhecida como gases intestinais, a formação de flatos ou “puns” é o acúmulo de gases produzidos nos intestinos em decorrência da fermentação dos alimentos.

E não adianta fazer cara de que isso não acontece com você, porque do bebê ao idoso, uns mais, outros menos, independente do estilo de vida e dos hábitos alimentares, todo mundo tem gases! Portanto, constrangimento de lado, vamos conhecer um pouquinho sobre o assunto.

Produzidos principalmente pela fermentação de certos alimentos, ingestão de bebidas gaseificadas ou muito quentes e pela saliva engolida, os gases provocam distensão e dores abdominais, que, além de desconforto, podem até levar o indivíduo a problemas de sociabilidade.

Colite, prisão de ventre e a má digestão são algumas das doenças do trato gastrointestinal que propiciam maior produção de gases; porém o sedentarismo e a ansiedade agravam ainda mais o quadro.

O ser humano elimina cerca de 1,5 litro de gases diariamente, divididos em 10 a 20 flatos, que podem ser ruidosos ou não, uns inodoros e outros infelizmente não. E mais, o enxofre é o grande vilão da situação. Ocupando apenas 1% da composição de gases, ele é o responsável pelo cheiro ruim dos flatos.


Algumas dicas para prevenir:

- ingerir alimentos ricos em fibras (pão e torrada integrais, aveia, granola, linhaça, frutas, verduras);

- equilibrar a dieta, evitando alimentos como feijão, batata, repolho, ovo, couve-flor, brócolis, milho, leite, cebola, pão branco, refrigerantes;

- beber bastante água;

- fazer exercícios físicos, pois estimula o funcionamento intestinal;

- reduzir o estresse.




Fonte: idmed

 

publicado em 21/03/2011 às 09h38

Veja mais

 
 
 
 

Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre a Vita Care

Últimas notícias

Dieta mediterrânea reduz em 30% risco de doença cardíaca

Despeje um pouco de azeite de oliva, de preferência...

Segundo estudo, Ômega-3 protege o sistema imunológico contra os danos da luz solar

Segundo pesquisadores da Universidade de Manchester, na...

Proporcionamos aos idodos uma dieta adequada e todos os programas que promovam e mantenham a autonomia do idoso, além da criação de um ambiente adequado e seguro para o idoso dependente.

Copyright - 2020 Vitacare Todos os direitos reservados