Dicas Sobre Saúde

Cuidados para se adaptar bem ao fim do horário de verão

Texto A+ A-

 
Cuidados para se adaptar bem ao fim do horário de verão

Evitar determinados alimentos e descansar adequadamente ajudam nessa fase

 

No último sábado terminou o horário de verão e os relógios foram atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País.

São mais de 114 milhões de brasileiros felizes com a sensação de ter uma hora a mais. No entanto, atrasar o relógio biológico não é tarefa fácil e pode prejudicar o ritmo e funcionamento do corpo.

“O desequilíbrio do organismo se dá nos cinco primeiros dias da mudança no relógio, após esse período e com os devidos cuidados tomados, o corpo se adapta de forma tranquila”, afirma Jacob Faintuch, clínico geral do Hospital das Clínicas da FMUSP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde.

Para ele, o ideal para preparar o organismo ao novo horário é manter uma boa qualidade do sono e dormir o suficiente durante toda a semana. Portanto, aproveite essa uma hora a mais para descansar. “Dificuldade para dormir ou acordar podem predispor o paciente a problemas cardíacos e outras doenças. O infarto, por exemplo, costuma ocorrer algumas horas depois de acordar e, principalmente, na segunda-feira, dia em que o estresse comumente aumenta”, alerta o médico.

Além de repouso adequado, é interessante apostar em uma alimentação equilibrada e evitar alimentos pesados e bebidas estimulantes como café, chá preto e pó de guaraná, principalmente no final da tarde.

Também não é recomendado comer muito bem antes de dormir nem ir para a cama com o estômago vazio.

Quando a hora de dormir estiver se aproximando, evite atividades que exijam concentração ou esforço físico, tente apostar em práticas relaxantes como meditação, ioga, massagens, ou técnicas de respiração.

Fonte: IG

 

publicado em 24/02/2011 às 11h51

Veja mais

 
 
 
 

Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre a Vita Care

Últimas notícias

Dieta mediterrânea reduz em 30% risco de doença cardíaca

Despeje um pouco de azeite de oliva, de preferência...

Segundo estudo, Ômega-3 protege o sistema imunológico contra os danos da luz solar

Segundo pesquisadores da Universidade de Manchester, na...

Proporcionamos aos idodos uma dieta adequada e todos os programas que promovam e mantenham a autonomia do idoso, além da criação de um ambiente adequado e seguro para o idoso dependente.

Copyright - 2020 Vitacare Todos os direitos reservados