Dicas Sobre Saúde

Conheça um pouco mais sobre Ômega-3

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Conheça um pouco mais sobre Ômega-3

O que é ômega 3?
É uma gordura poli-insaturada ou um ácido graxo poli-insaturado (linolênico, EPA – ácido eicosapentaenoico e o DHA – ácido docosahexanoico). Vale ressaltar que existe o ômega 6 e o ômega 9, que também são ácidos graxos poli-insaturados e monoinsaturados, respectivamente.

Quais são os seus benefícios?
Promove redução dos triglicerídios plasmáticos pela diminuição da síntese hepática de VLDL, podendo ainda exercer outros efeitos cardiovasculares, como redução da viscosidade do sangue, maior relaxamento do endotélio e também efeitos antiarrítmicos, isto é, protege o coração, pois tem propriedades antiarrítmicas, previne trombos e combate inflamações.

Quais são os alimentos ricos em ômega 3?
São encontrados respectivamente nos vegetais (soja, canola e linhaça) e em peixes de águas frias (cavala, sardinha, salmão e arenque). Lembre-se que tem os outros "ômegas". Logo, encontraremos também nas castanhas, nozes, amêndoa, abacate, azeitona, óleo de oliva e amendoim.

Qual a quantidade indicada?
Cerca de 10% das calorias ingeridas diariamente.

Quando é recomendada a suplementação de ômega 3? Há riscos em suplementá-lo diariamente para os pacientes?
Quando o paciente apresenta baixa ingestão ou até mesmo ausência na ingestão. Tudo deve ser calculado e bem analisado antes de prescrever para que não haja riscos para o paciente.

Ele pode trazer algum prejuízo à saúde?
Sim, o excesso de ômega 3 retarda a coagulação sanguínea.

Existe alguma contraindicação?
Sim, para pacientes que se submeterão a cirurgias, pois pode causar hemorragia.

 

 

por Mariana Barnabé Savian/Idmed

 

publicado em 05/03/2012 às 10h34

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