Dicas Sobre Saúde

Conheça os benefícios do peixe

Texto A+ A-

 
Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Quando comparado às outras carnes - boi, frango e porco - os peixes são considerados mais saudáveis por serem fontes de proteínas de alto valor biológico e com gorduras do bem, as chamadas gorduras monoinsaturadas, como, por exemplo, o ômega 3. Segundo a nutricionista funcional Christiane Vitola, o ômega 3 é uma gordura que ajuda a diminuir o colesterol ruim, é anti-inflamatório e antioxidante,além de ajudar a prevenir doenças, principalmente as cardiovasculares.

O ideal é consumir os pescados de duas a três vezes por semana, mas, entre os brasileiros, essa é uma realidade longe de ser alcançada. No ano, o consumo é de 9 kg de peixe por pessoa em média - cerca de 180 g por semana. A meta da Organização Mundial de Saúde - OMS - é que esse número suba para 16 kg por indivíduo por ano.

Duas opções de peixes que beneficiam diretamente os dentes são o bacalhau e o atum. Os dois são ricos em proteínas e cálcio e ajudam na formação e fortalecimento dos tecidos, inclusive dos dentes. A nutricionista esportiva Vivian Ragasso diz que, além de promover a melhora da saúde bucal, os peixes mantém a estrutura óssea adequada.

Para o preparo, a especialista recomenda dar preferência a preparações cozidas, assadas e grelhadas. Evitar a fritura tanto por contato, quanto por imersão, ajuda a absorver melhor a proteína de alto valor biológico e os nutrientes contidos nos peixes, além de não ingerir uma gordura ruim desnecessária. Em relação ao bacalhau, é importante dessalgá-lo muito bem antes do preparo para não ingerir sal demais. Se possível, prefira o bacalhau fresco.

Como acompanhamento para o bacalhau e o atum, legumes e verduras verde escuras, frutas, principalmente as ricas em vitamina C, cereais integrais e oleginosas -como a castanha- potencializam os benefícios para a saúde bucal.

 

publicado em 15/10/2012 às 09h15

Veja mais

 
 
 
 

Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre a Vita Care

Últimas notícias

Dieta mediterrânea reduz em 30% risco de doença cardíaca

Despeje um pouco de azeite de oliva, de preferência...

Segundo estudo, Ômega-3 protege o sistema imunológico contra os danos da luz solar

Segundo pesquisadores da Universidade de Manchester, na...

Proporcionamos aos idodos uma dieta adequada e todos os programas que promovam e mantenham a autonomia do idoso, além da criação de um ambiente adequado e seguro para o idoso dependente.

Copyright - 2020 Vitacare Todos os direitos reservados