Dicas Sobre Saúde

Conheça os benefícios do limão e saiba aproveitá-lo da melhor maneira

Texto A+ A-

 
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O limão é uma fruta que pode ser aproveitada de diversas formas no dia a dia, como, por exemplo, em sucos e tempero para saladas. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que ele possui propriedades que ajudam a eliminar a acidez do estômago e combater problemas gastrointestinais, além de ser aconselhável em casos de insuficiência hepática.

Rico em vitamina C, o limão tem antioxidantes e imunoestimulantes que retardam o processo de envelhecimento e aumentam a imunidade respectivamente. No entanto, segundo a nutricionista Thaís Navarro Caldeira, a fruta deve ser consumida logo após ser cortada para que todas as propriedades sejam aproveitadas. "O limão perde rapidamente suas propriedades quando entra em contato com o ar e deve ser consumido assim que cortado", explica.

Se você está fazendo dieta e pretende perder peso, o limão também pode ser um importante aliado. Combinado a uma dieta individualizada e associada a outros alimentos e compostos químicos, ele facilita o metabolismo das gorduras e diminui a síntese do colesterol e triglicérides, podendo auxiliar ou potencializar o emagrecimento.

Ainda segundo Thaís Navarro, todo o conteúdo do limão deve ser aproveitado, inclusive a sua casca, que pode ser utilizada em sucos ou salpicada em saladas ou doces. "A casca de limão possui 3 g de proteínas em 100 g, o maior volume entre as frutas estudadas. Além disso, ela é composta por vários aminoácidos que ajudam a formação de novas proteínas ligadas ao bom funcionamento do sistema de defesa e que combatem bactérias e vírus", ressalta.

Apesar de o seu uso ser restrito em quem tem gastrite ou outros problemas no sistema digestório, o limão ajuda pessoas que sofrem com cálculo renal por causa de nutrientes como fósforo, ferro, cálcio, manganês, magnésio, vitaminas do complexo B, potássio e sódio, além da já lembrada vitamina C.

 

Fonte: Idmed

 

publicado em 29/03/2012 às 09h51

Veja mais

 
 
 
 

Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre a Vita Care

Últimas notícias

Dieta mediterrânea reduz em 30% risco de doença cardíaca

Despeje um pouco de azeite de oliva, de preferência...

Segundo estudo, Ômega-3 protege o sistema imunológico contra os danos da luz solar

Segundo pesquisadores da Universidade de Manchester, na...

Proporcionamos aos idodos uma dieta adequada e todos os programas que promovam e mantenham a autonomia do idoso, além da criação de um ambiente adequado e seguro para o idoso dependente.

Copyright - 2020 Vitacare Todos os direitos reservados