Dicas Sobre Saúde

Conheça os benefícios das frutas, legumes e verduras que estão na safra em outubro

Texto A+ A-

 
Abacaxi: rico em fibras, ele é levemente diurético (ajuda a eliminar líquidos) e contém bromelina, enzima que ajuda a quebrar as proteínas.

Abacaxi: rico em fibras, ele é levemente diurético (ajuda a eliminar líquidos) e contém bromelina, enzima que ajuda a quebrar as proteínas.

Confira algumas frutas, legumes e verduras da estação e quais os benefícios promovidos por elas:

Alcachofra: tem ação diurética e ajuda na digestão. Rica em fibras e potássio, evita cãibras.

Erva-doce: contém cálcio, fósforo e niacina, uma das vitaminas do complexo B. A atua como digestivo, evitando gases e cólicas.

Rabanete: contém enxofre, cálcio, fósforo e ferro. Atua como expectorante e estimulante da digestão.

Espinafre: cheio de ferro, fósforo e cálcio, contém vitamina A e é muito indicado para combater a anemia.

Alho: tem efeito antibiótico, ajudando o corpo a combater infecções.

Chicória: ela contém fibras e enzimas que fazem bem ao estômago e ao intestino.

Brócolis: rico em fibras e vitamina C, ele ajuda na prevenção de diversos cânceres, especialmente os de pulmão e próstata.

Cebola: rica em flavonoides, tem propriedades anti-inflamatórias.

Couve-flor: as fibras contidas nesse vegetal aumentam a sensação de saciedade. Também é rica em vitamina C e flavonoides.

Couve-de-bruxelas: é rica em potássio e magnésio. Contem sulforafano, substância que ajuda a combater a hipertensão.

Cebolinha: rica em flavonoides (um tipo de antioxidante) ela ajuda a combater inflamações e também tem propriedades antibacterianas e antifúngicas.

Aspargo: pobre em calorias e rico em fibras, é fonte de minerais como cálcio e vitaminas do complexo B.

Alho poró: contém potássio, magnésio e vitaminas A e C, que ajudam a combater gripes e resfriados.

Tomate: contém altas doses de licopeno, uma substância que protege do câncer de próstata.

Pimentão amarelo: rico em vitamina C, tem propriedades antioxidantes e quantidades consideráveis de potássio, sódio, cálcio e fósforo.

Pepino japonês: rico em enxofre, cálcio e potássio, tem poucas calorias e ajuda a hidratar o corpo.

Inhame: além de ser um potente anti-inflamatório, ele ajuda a eliminar toxinas do organismo e é rico em betacaroteno.

Fava: além de ser uma fonte de proteína vegetal, contém vitaminas do complexo B e minerais como potássio, magnésio, zinco e cálcio.

Ervilha torta: rica em vitamina B1, ajuda a dormir bem e além disso contribui para aliviar a prisão de ventre, pois contém fibras.

Manga: boa fonte de betacaroteno, é rica em vitaminas do complexo B e cobre.

Mamão: contém papaína, uma enzima que facilita a digestão e protege o estômago.

Maçã: ajuda a combater o colesterol alto e é a variedade dessa fruta mais rica em antioxidantes.

Laranja: contém fibras, vitamina C, pectina e antioxidantes com propriedades anti-inflamatórias.

Jabuticaba: é rica em vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e ferro. Também é pouco calórica (100g da fruta têm apenas 45 calorias).

Coco verde: a água da fruta verde tem vitamina C e elevado teor de cálcio, ferro e magnésio. A carne, molinha e adocicada, fornece boas doses de açúcar, gordura e fibras.

Banana: fonte de fibras solúveis e vitamina C, ela é rica em potássio e com isso ajuda a combater cãibras.

Acerola: essa frutinha é lotada de vitamina C e com isso ajuda a proteger o corpo de inflamações e até mesmo do câncer.

Abacaxi: rico em fibras, ele é levemente diurético (ajuda a eliminar líquidos) e contém bromelina, enzima que ajuda a quebrar as proteínas.

 

Fonte: Portal iG

 

publicado em 08/10/2012 às 11h36

Veja mais

 
 
 
 

Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre a Vita Care

Últimas notícias

Dieta mediterrânea reduz em 30% risco de doença cardíaca

Despeje um pouco de azeite de oliva, de preferência...

Segundo estudo, Ômega-3 protege o sistema imunológico contra os danos da luz solar

Segundo pesquisadores da Universidade de Manchester, na...

Proporcionamos aos idodos uma dieta adequada e todos os programas que promovam e mantenham a autonomia do idoso, além da criação de um ambiente adequado e seguro para o idoso dependente.

Copyright - 2020 Vitacare Todos os direitos reservados