Dicas Sobre Saúde

Conheça os benefícios da banana

Texto A+ A-

 
Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

A banana é uma das frutas frescas mais consumidas no Brasil. O país produz cerca de 600 mil toneladas por ano, segundo o Ministério da Agricultura. Popular no mundo todo, barata, fácil de comer e de rápida digestão, ela se destaca como uma importante fonte de energia, vitaminas, minerais, fibras e água que, embora não pareça, chega a 70% da sua composição.

A banana – seja nanica, maçã, prata, ouro, pacova ou de outros tipos - apresenta diversos outros nutrientes benéficos à saúde. “Possui quantidade razoável de fósforo, cálcio, ferro e vitaminas C, A, B1 e B2, além de pequena quantidade de vitaminas D e E.

Por causa disso, ajuda a manter as defesas imunológicas do organismo”, afirma a nutricionista Silvia Justina Papini, professora doutora da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (UNESP).

“Além disso, como contém elevado teor de potássio, mas reduzido em sódio, torna-se perfeita para combater a pressão alta. Tanto que a Food and Drug Administration, agência responsável pelo controle de alimentos e remédios dos Estados Unidos, autorizou a indústria de banana a informar oficialmente a sua habilidade de reduzir o risco de hipertensão e infarto”, relata o médico nutrólogo e clínico geral Edson Credidio, da Nutrosoft.

Apesar de todas as qualidades nutricionais da banana, os especialistas observam que para manter a saúde é fundamental diversificar o consumo diário.  O ideal é comer, no mínimo, três frutas diferentes por dia, recomendam as nutricionistas.

 

publicado em 05/11/2012 às 09h25

Veja mais

 
 
 
 

Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre a Vita Care

Últimas notícias

Dieta mediterrânea reduz em 30% risco de doença cardíaca

Despeje um pouco de azeite de oliva, de preferência...

Segundo estudo, Ômega-3 protege o sistema imunológico contra os danos da luz solar

Segundo pesquisadores da Universidade de Manchester, na...

Proporcionamos aos idodos uma dieta adequada e todos os programas que promovam e mantenham a autonomia do idoso, além da criação de um ambiente adequado e seguro para o idoso dependente.

Copyright - 2020 Vitacare Todos os direitos reservados