Dicas Sobre Saúde

Conheça bebidas alternativas ao café

Texto A+ A-

 
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

O cafezinho é uma das bebidas preferidas do brasileiro, usada para finalizar as refeições e nos momentos de cansaço. No entanto, ingerir altas doses de cafeína pode trazer consequências ruins para o corpo. Se o problema for ficar acordado, existem outras bebidas que conseguem suprir o papel do café, com menos ou nada de cafeína.

 

Chá verde
Quer começar o dia bem, mas sem se estimular muito? Tente um copo de chá verde que tem um pouco menos cafeína do que o café. O chá vai te dar energia, sem causar os tremores frequentes quando a pessoa ingere muito café. Além da refrescância, a bebida traz catequinas - poderosos antioxidantes e combatentes de diversas doenças.

Chá de cogumelos reishi
Os mesmos cogumelos que você adiciona a omeletes e massas podem ser usados para preparar a bebida. O macio cogumelo reishi é revigorante e saudável. Use 1/3 de cogumelo para 3 xicaras de água, ferva por 30 minutos e beba em doses.

Chai
Natural da Índia, esta bebida calmante é comumente feita com chá preto rico, leite, e uma variedade de especiarias, como canela, gengibre e cardamomo. Uma caneca fumegante de chai ajuda a obter energia durante a tarde.

Água com limão
Às vezes, mesmo com a ingestão de café, a sonolência volta após passar o efeito da cafeína. Neste momento, para não beber mais da bebida do que o recomendado, experimente tomar água gelada com raspas de limão. Coloque também algumas gotas da fruta na água.

Suco de romã
Doce e picante, o suco de romã é um energético delicioso e facilmente incorporado a outras receitas de bebidas. Você pode prepará-lo puro ou misturar várias frutas em um smoothie. O suco de romã é repleto de antioxidantes. Experimente suco de romã com leite de soja, banana, bagas e iogurte.

Semente de linhaça
A adição de linhaça ou óleo de linhaça em um shake de manhã faz o dia começar diferente. Ambos são ricos em fibra e energia. Misture a linhaça com iogurte, leite de soja, gelo e as frutas congeladas de sua escolha.

Suco de ameixa
Que tal trocar o cafezinho por um copo de suco de ameixa? A bebida ajuda a regular o nível adequado de eletrólitos em seu corpo, que por sua vez leva ao aumento da resistência. Se o sabor do suco de ameixa não agradar, tente diluir com água ou suco de maçã.

Chá de hortelã
Além de refrescar, melhorar a respiração e acalmar o estômago após uma refeição, a erva estimula algumas sensações no organismo e fornece energia.

 

 

 

Fonte: Terra

 

publicado em 21/11/2011 às 09h54

Veja mais

 
 
 
 

Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre a Vita Care

Últimas notícias

Dieta mediterrânea reduz em 30% risco de doença cardíaca

Despeje um pouco de azeite de oliva, de preferência...

Segundo estudo, Ômega-3 protege o sistema imunológico contra os danos da luz solar

Segundo pesquisadores da Universidade de Manchester, na...

Proporcionamos aos idodos uma dieta adequada e todos os programas que promovam e mantenham a autonomia do idoso, além da criação de um ambiente adequado e seguro para o idoso dependente.

Copyright - 2020 Vitacare Todos os direitos reservados