Dicas Sobre Saúde

Conheça as respostas para as principais dúvidas sobre saúde

Texto A+ A-

 

Confira as respostas para as questões controversas acerca da saúde publicadas na Folha.com.

1. COMER À NOITE ENGORDA MAIS?

Sim, quando se come muito carboidrato. Isso aumenta as chances da gordura ser armazenada, já que à noite o corpo gasta menos energia, diz o nutrólogo Celso Cukier. Mas não adianta só cortar massas do jantar para emagrecer. O que importa é o número de calorias ingeridas ao longo do dia.

2. ESQUENTAR ALIMENTOS EM EMBALAGEM DE PLÁSTICO TRAZ PROBLEMAS À SAÚDE?

Sim, especialmente para crianças. Segundo a endocrinologista Ieda Verreschi, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia não é recomendado aquecer ou congelar alimentos em potes de plástico porque pode ocorrer a liberação de bisfenol A, composto com propriedades semelhantes às de hormônios.

3. SABONETE GERMICIDA PROTEGE A SAÚDE?

Não. A pele já produz substâncias que a protege e a mantém em equilíbrio, diz o infectologista Marcos Antonio Cyrillo. O uso desses sabonetes facilita o aparecimento de bactérias mais resistentes a antibióticos. Use sabonete neutro.

4. EXISTE COMIDA COM CALORIAS NEGATIVAS?

Não, não há nenhuma comida que tire calorias do corpo. O que existem são alimentos que usam mais energia para serem digeridos e aumentam nosso gasto metabólico, como o café e o chá verde, mas isso não chega a influenciar na perda de peso, segundo Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

5. CHURRASCO DÁ CÂNCER?

Assar a carne em altas temperaturas pode levar à formação de substâncias que causam mutações. E compostos tóxicos são formados quando a gordura respinga no carvão. Depois, unem-se à fumaça e à carne. Não há estudos conclusivos sobre o risco, diz Adriana Arisseto, do Instituto de Tecnologia de Alimentos. Mas é bom não queimar demais a carne.

6. VACINA DE GRIPE DÁ GRIPE?

Não. Ela é feita com um vírus morto, inativado, informa a pneumologista Valéria Martins, da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia. O que pode acontecer é que a vacina, ao mexer com a imunidade da pessoa, leve à manifestação de outro vírus.

7. CANJA DE GALINHA CURA GRIPE?

Ela ameniza os sintomas. Segundo a pneumologista Valéria Martins, o aminoácido cisteína, liberado quando a galinha é cozida, age sobre o muco, deixando-o mais fluido e facilitando

8. ESTALAR OS DEDOS DÁ ARTRITE?

Não, diz o reumatologista Geraldo da Rocha Castelar Pinheiro. O som do estalo acontece porque o tendão atrita com parte da articulação. Se isso não causar dor, não tem problema. Mas, se a articulação for forçada de forma bruta, rompendo o tendão, o estalo pode até mesmo causar inflamação local, ou seja, artrite.

10. CUTUCAR FERIDA ATRAPALHA A CURA?

Sim, cutucar pode expor o machucado a infecções. Mas, não remover a casca da ferida também atrapalha, afirma Antonio Carlos Lopes, clínico-geral. Em ferimentos grandes, a crosta deve ser removida por médicos, para oxigenar o corte. Nos pequenos, passe creme hidratante para amolecer a casca e espere que ela caia naturalmente.

 

publicado em 15/08/2011 às 09h56

Veja mais

 
 
 
 

Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre a Vita Care

Últimas notícias

Dieta mediterrânea reduz em 30% risco de doença cardíaca

Despeje um pouco de azeite de oliva, de preferência...

Segundo estudo, Ômega-3 protege o sistema imunológico contra os danos da luz solar

Segundo pesquisadores da Universidade de Manchester, na...

Proporcionamos aos idodos uma dieta adequada e todos os programas que promovam e mantenham a autonomia do idoso, além da criação de um ambiente adequado e seguro para o idoso dependente.

Copyright - 2020 Vitacare Todos os direitos reservados