Dicas Sobre Saúde

Conheça as causas da pele seca ou ressecada

Texto A+ A-

 
Foto: Minha Vida

Foto: Minha Vida

Nem muito oleosa, nem pouco - a pele precisa estar hidratada na medida certa para sempre ter brilho e maciez. O ressecamento é bem comum e pode ser causado por diversos fatores: desde um banho quente e demorado até efeito colateral de remédios. Para conhecer essas causas, o Minha Vida foi atrás de dermatologistas que explicam os cuidados necessários para evitar a pele seca ou ressecada. Confira a seguir. 

 

Sabonete
"Todos os sabonetes têm como ação desengordurar a pele, até mesmo os sabonetes neutros, e ressecam a pele na medida em que retiram a camada de gordura que tem função protetora e participa na hidratação da pele", afirma a dermatologista Carolina Marçon, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. "O ideal para quem tem a pele muito seca é usar sabonete apenas nas axilas, nádegas e área genital."

Mau uso do hidratante
Não basta usar hidratante: ele deve ser aplicado da maneira mais eficiente se o objetivo for se livrar da pele seca. A dica da dermatologista Fernanda é usá-lo logo após o banho.

Banhos muito quentes e prolongados
"Banhos quentes, com temperaturas acima de 36ºC/37ºC, facilitam a remoção da camada de gordura da pele, principalmente associado ao uso de sabonetes. A temperatura ideal é a temperatura da nossa pele, 35ºC", afirma Carolina Marçon.

Umidade do ar
As condições climáticas influenciam muito o estado da pele. Quando o tempo estiver seco, os especialistas indicam banhos mais curtos e menos quentes, pouco uso do sabonete e investimento pesado em hidratação logo após o banho.

Roupas que causam alergia
"Roupas que possuem tecido sintético, onde o suor permanece na pele e não é absorvido pelo tecido, podem fazer com que a pele perca a barreira de proteção mais superficial e tenha maior propensão a alergias", conta Fernanda Casagrande. "A pele fica mais sensível, vermelha e extremamente seca."

Efeito colateral de medicamentos
Existem medicações que ressecam a pele, como as estatinas, usadas no controle do colesterol. "Mas esse efeito colateral não costuma ser frequente", garante Carolina. Os diuréticos, usados no tratamento da hipertensão também contribuem para diminuição da oleosidade da pele. A solução é investir em um bom creme hidratante.

 

 

 

Fonte: Minha Vida

 

publicado em 12/01/2012 às 09h56

Veja mais

 
 
 
 

Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre a Vita Care

Últimas notícias

Dieta mediterrânea reduz em 30% risco de doença cardíaca

Despeje um pouco de azeite de oliva, de preferência...

Segundo estudo, Ômega-3 protege o sistema imunológico contra os danos da luz solar

Segundo pesquisadores da Universidade de Manchester, na...

Proporcionamos aos idodos uma dieta adequada e todos os programas que promovam e mantenham a autonomia do idoso, além da criação de um ambiente adequado e seguro para o idoso dependente.

Copyright - 2020 Vitacare Todos os direitos reservados