Dicas Sobre Saúde

Conheça alguns benefícios da banana

Texto A+ A-

 
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Você sabia que a banana é rica em muitos nutrientes e traz muitos benefícios à saúde? É isso mesmo. Ela é fonte de carboidrato, substância responsável por dar mais energia e disposição e, segundo a nutricionista Juliana Nascimento, alguns estudos ainda indicam que dietas com quantidades adequadas de carboidrato promovem o bem-estar, prevenindo casos de depressão.

Ela também é rica em vitamina B6, que participa da produção de norepinefrina e serotonina, neurotransmissores responsáveis pelo humor. Também é uma boa fonte de potássio que está diretamente relacionada à regulação da pressão arterial e as fibras presentes na banana ajudam a melhorar o funcionamento intestinal. Além disso, ainda é rica em magnésio e fósforo.

Mas os benefícios não param por aí. A ingestão de banana acalma o sistema nervoso, por ser rica em vitaminas do complexo B, que atuam diretamente nele e ainda ajudam a melhorar a concentração e a memória.

Para quem sofre com azia, também é uma boa aliada, já que ela tem um efeito antiácido natural, diminuindo os sintomas da azia.

Para quem é fumante e quer largar o vício, uma boa notícia: por possuir vitamina B6, B12, potássio e magnésio, ela é boa para quem está largando o cigarro, pois essas vitaminas ajudam o corpo a se recuperar dos efeitos que a falta da nicotina causa no organismo.

Segundo Juliana, comer uma ou duas bananas por dia é o ideal, mas isso varia muito de pessoa para pessoa. Além disso, ela alerta para o fato de que essa é uma fruta relativamente calórica, então, se consumida em excesso, pode atrapalhar a dieta. Mas, se consumida moderadamente, promove a sensação de saciedade por mais tempo, por ser rica em fibras e carboidratos.

"Ela não é indicada em excesso também para diabéticos e obesos por conter grande quantidade de açúcar (mas não é proibida, basta moderar), nem para pessoas com problemas renais, pela alta quantidade de potássio e fósforo", explica ela.

Para escolher na hora de comprar é fácil, basta olhar se a casca não está muito esverdeada ou com manchas pretas. No primeiro caso ela não estará madura ainda e no outro já está passando do ponto.

 

publicado em 04/06/2012 às 08h13

Veja mais

 
 
 
 

Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre a Vita Care

Últimas notícias

Dieta mediterrânea reduz em 30% risco de doença cardíaca

Despeje um pouco de azeite de oliva, de preferência...

Segundo estudo, Ômega-3 protege o sistema imunológico contra os danos da luz solar

Segundo pesquisadores da Universidade de Manchester, na...

Proporcionamos aos idodos uma dieta adequada e todos os programas que promovam e mantenham a autonomia do idoso, além da criação de um ambiente adequado e seguro para o idoso dependente.

Copyright - 2020 Vitacare Todos os direitos reservados