Dicas Sobre Saúde

Conheça alguns alimentos considerados desintoxicantes

Texto A+ A-

 
A goiaba possui vitamina C, que é antioxidante e age neutralizando os radicais livres (moléculas responsáveis por causar danos às células.

A goiaba possui vitamina C, que é antioxidante e age neutralizando os radicais livres (moléculas responsáveis por causar danos às células.

Comer corretamente tem papel fundamental na desintoxicação do organismo; conheça alguns alimentos desintoxicantes:

Água: auxilia na digestão, ajuda a hidratar o corpo e a eliminar as substâncias tóxicas do organismo. Deve-se consumir cerca de 2 a 3 litros por dia, dependendo das condições climáticas, idade e nível de atividade física.

Alecrim: é anti-inflamatório e ajuda na digestão.

Alho e cebola: os dois temperos mais comuns na mesa do brasileiro possuem compostos como a quercitina, um poderoso antioxidante, eficiente no combate aos radicais livres (moléculas responsáveis por causar danos às células). A cebola ajuda ainda na prevenção do câncer gástrico e de cólon.

Maçã: possui fibras (pectina) que ajudam o intestino a funcionar melhor e, consequentemente, a eliminar mais toxinas.

Açafrão (cúrcuma): o tempero, muito usado em carnes e peixes, possui curcumina, um composto bioativo que é anti-inflamatório e age dentro das células, acelerando a desintoxicação.

Frutas vermelhas: opções como framboesa, cereja, mirtilo, morango e amora são ricas em antioxidantes e ácido elágico, substâncias que combatem os radicais livres (moléculas responsáveis por causar danos às células.

Chá verde e chá branco: possuem catequinas, poderoso antioxidante e anti-inflamatório. Além disso, retardam o envelhecimento por serem ricos em flavonoides, substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.

Castanha-do-pará: é a principal fonte de selênio, importante para o adequado funcionamento da tireoide na síntese dos hormônios. O mineral também é fundamental para acionar as enzimas que combatem os radicais livres, contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico e ajuda o organismo a eliminar os metais pesados e substâncias tóxicas.

Sardinha: esse pequeno peixe de água salgada é rico em vitamina B12, essencial para o funcionamento normal do metabolismo.

Acerola: a frutinha brasileira é uma das mais ricas em vitamina C, que é antioxidante e age neutralizando os radicais livres, responsáveis por danificar o bom funcionamento das células.

Goiaba: como a acerola, a fruta, que pode ser de polpa vermelha ou branca, possui vitamina C, que é antioxidante e age neutralizando os radicais livres (moléculas responsáveis por causar danos às células).

Brácicas: como brócolis, couve-flor, repolho, couve manteiga, couve-de-bruxelas, mostarda, agrião, nabo, rabanete e rúcula: da família das brácicas, possuem compostos enxofrados, carotenoides e flavonoides que agem auxiliando a desintoxicação.

Gengibre: a raiz possui gingerol, poderoso anti-inflamatório.

 

Fonte: UOL Ciência e Saúde

 

 

 

publicado em 22/10/2012 às 11h49

Veja mais

 
 
 
 

Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre a Vita Care

Últimas notícias

Dieta mediterrânea reduz em 30% risco de doença cardíaca

Despeje um pouco de azeite de oliva, de preferência...

Segundo estudo, Ômega-3 protege o sistema imunológico contra os danos da luz solar

Segundo pesquisadores da Universidade de Manchester, na...

Proporcionamos aos idodos uma dieta adequada e todos os programas que promovam e mantenham a autonomia do idoso, além da criação de um ambiente adequado e seguro para o idoso dependente.

Copyright - 2020 Vitacare Todos os direitos reservados