Dicas Sobre Saúde

Conheça algumas frutas frescas que além de ricas em nutrientes, podem ajudar a prevenir doenças

Texto A+ A-

 
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

De acordo com especialistas em nutrição, algumas frutas são ricas em oxidantes, frutas, vitaminas, minerais e outros nutrientes que podem ajudar você a viver mais, melhorar sua aparência e até mesmo prevenir doenças.

Segundo Keri Glassman, fundadora do site Nutricious Life Meal, a única ressalva é que elas devem ser consumidas em sua versão fresca. A recomendação dos especialistas é comer de cinco a nove porções de frutas e legumes por dia. Então, para ajudá-lo a escolher quais superfrutas colocar nesse cardápio, a revista Health enumerou 24 opções. Confira.
 
1. Açaí
Essa fruta possui níveis de antioxidantes superiores até a de outras superfrutas como amora, morango e mirtilo. No entanto, mesmo no Brasil, não é tão fácil encontrar o açaí fresco. "Nesse caso, recomendo o açaí em pó, que pode ser adicionado a um smoothie", diz Glassman.

2. Maçã
Essa fruta é uma grande fonte de fibras. Além disso, sua casca contém quercetina, um antioxidante com poder anti-histamínico e anti-inflamatório, que pode ajudar a prevenir doenças cardíacas e reações alérgicas. Um estudo da St. George’s Hospital Medical School, em Londres, descobriu que pessoas que comem cinco ou mais maçãs por semana têm função pulmonar melhor do que as demais.

3. Banana
Sempre que faz um lanche já fica com fome 20 minutos depois? Da próxima vez, opte por comer uma banana. Essa fruta é rica em potássio, o que pode diminuir sua pressão arterial, e é uma das melhores fontes de amido resistente, um carboidrato saudável que vai saciá-lo e ajudar a acelerar seu metabolismo.

4. Amora
Essa saborosa fruta está classificada entre as top 10 quando o assunto é a concentração de antioxidantes. A amora é rica especificamente em polifenóis, antioxidantes da mesma família dos encontrados no chá verde, que pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, câncer e osteoporose. Ela também é o número um para a fibra: um copo já fornece um terço de sua meta diária de 25 a 35 gramas.

5. Melão
Considere essa fruta uma arma para manter a pele lisa e jovem por mais tempo. O melão recebe o status de superfruta graças à sua concentração de vitamina A e seus derivados, o que aumenta a reprodução celular, tornando-se um esfoliante natural, de acordo com Glassman.

6. Cereja
Essa fruta deve sua cor vermelha a um antioxidante chamado antocianina, que pode reduzir a inflamação e diminuir os níveis de triglicérides e colesterol. Em um estudo recente, pesquisadores da Universidade de Michigan descobriram que dar cerejas para ratos de laboratório reduziu dois marcadores comuns de inflamação dos vasos sanguíneos em até 50%. Os comedores de cereja também ganharam menos peso e experimentaram grandes quedas nos níveis de colesterol.

7. Frutas cítricas
Do limão à tangerina, todas as frutas cítricas estão repletas de vitaminas C, fibras e pequenas quantidades de outros nutrientes e produtos químicos capazes de combater doenças. Segundo Glassman é justamente a vitamina C que os confere o título de superfrutas, pois ela contorna os efeitos danosos do sol, regula as glândulas de óleo e pode até mesmo evitar manchas da idade.

8. Uva
Seu status de superfruta é graças a um poderoso antioxidante chamado resveratrol, que garante um coração mais saudável. Segundo pesquisadores, os compostos encontrados nessa fruta ainda podem ajudar a retardar os sintomas do Alzheimer. E não para por aí já que a uva também auxilia no clareamento dos dentes. "O ácido málico dessa fruta diminui manchas e descolorações nos dentes naturalmente", diz Elisa Mello, professora da Universidade de Nova York. Mas atenção: a concentração desse ácido diminui conforme a fruta vai amadurecendo.

9. Kiwi
Se tem problemas digestivos, o kiwi é a superfruta certa para você. Em um estudo com 41 pessoas que tinham síndrome do intestino irritável, os participantes que consumiram dois kiwis por dia durante seis semanas observaram uma redução dos sintomas em comparação aos demais. Isso acontece por que essa fruta, especialmente sua pele, é rica em fibras e carboidratos complexos.

10. Laranja
Se você comer apenas uma laranja média já garante a ingestão diária recomendada de vitamina C, que mantém o seu sistema imunológico em dia. Essa fruta é também uma grande fonte de fibras, potássio, cálcio, vitaminas B e outros nutrientes.

11. Ameixa
Essa fruta suculenta pode ajudar a manter sua ansiedade sob controle. A ameixa contém um antioxidante chamado ácido clorogênico que, de acordo com pesquisadores franceses, está ligada à diminuição da ansiedade.

12. Romã
O suco desta fruta supera o vinho tinto em níveis de antioxidantes, segundo estudo da Universidade da Califórnia. No entanto, a melhor época para comer romã fresca ou ingerir seu suco é entre setembro e fevereiro.

13. Morango
Essa fruta contém grande concentração de vitamina C. Com apenas um copo de morango é possível alcançar a recomendação de ingestão diária desse nutriente. Ele também é uma excelente fonte de ácido fólico, que pode ajudar a proteger seu coração. E ainda é capaz de branquear os dentes! Esmague um morango até formar uma pasta, em seguida, misture com bicarbonato de sódio. Espalhe o produto em seus dentes e deixe por 5 minutos. Reaplique uma vez por semana.

14. Abacate
Recheado de ácidos graxos, o abacate pode ajudar a reduzir colesterol ruim, enquanto eleva os níveis do bom. As gorduras saudáveis dessa fruta também promovem a absorção de carotenoides, especialmente betacaroteno e licopeno, que são essenciais para a saúde do coração.

15. Tomate
O tomate praticamente encabeça a lista de superfrutas (embora algumas pessoas ainda pensem que é um vegetal). Ele é repleto de um antioxidante chamado licopeno, que é raramente encontrado em outros alimentos, e eles são ricos em vitamina C, potássio, fibras e ainda possui poucas calorias.

16. Papaya
Essa fruta é rica em vitamina C e ajuda a prevenir resfriados. Além disso, o mamão também é uma boa fonte de vitaminas A e E, dois poderosos antioxidantes que podem ajudar a proteger contra doenças cardíacas e câncer de cólon.

17. Framboesa
Essa fruta é uma poderosa fonte de fibras, apenas meio copo dela já possui quatro gramas do nutriente. Essa porção também é capaz de garantir 25% da ingestão diária recomendada de vitamina C e uma dose extra de manganês.

18. Abóbora
Sim, a abóbora é realmente um fruto! Ela é rica em betacaroteno, que combinado com potássio, pode ajudar a prevenir a pressão alta. Se acha que fazer um torta de abóbora é trabalho demais, experimente adicionar suas sementes em saladas, sopas, etc.

19. Melancia
Essa fruta é recheada de licopeno. Apenas uma xícara de melancia já tem mais que o dobro em comparação ao tomate fresco. Com apenas 40 calorias por copo, é também uma fonte de vitaminas A e C.

20. Abacaxi
Ele não é apenas uma forma de adicionar doçura às suas refeições, mas também contém bromelina, uma enzima digestiva que ajuda a quebrar a comida para reduzir o inchaço.

 

publicado em 19/07/2012 às 09h20

Veja mais

 
 
 
 

Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre a Vita Care

Últimas notícias

Dieta mediterrânea reduz em 30% risco de doença cardíaca

Despeje um pouco de azeite de oliva, de preferência...

Segundo estudo, Ômega-3 protege o sistema imunológico contra os danos da luz solar

Segundo pesquisadores da Universidade de Manchester, na...

Proporcionamos aos idodos uma dieta adequada e todos os programas que promovam e mantenham a autonomia do idoso, além da criação de um ambiente adequado e seguro para o idoso dependente.

Copyright - 2020 Vitacare Todos os direitos reservados