Dicas Sobre Saúde

Confira sete dicas para uma vida sem estresse

Texto A+ A-

 
Aprenda como lidar com o estresse (Foto: Getty Images)

Aprenda como lidar com o estresse (Foto: Getty Images)

Estresse faz parte da vida cotidiana. E mais: é aceito como inevitável e natural no trabalho, trânsito, relações familiares ou amorosas. Na verdade, trata-se de uma reação do organismo a situações de alerta ou perigo, importante para manutenção da saúde. Mas de maneira repetitiva e constante, está associado à diminuição da qualidade de vida e ao maior risco de desenvolvimento de doenças, como aumento da pressão arterial, queda da imunidade, problemas gastrointestinais, dores de cabeça, insônia, entre outros.

Ficar atento às suas manifestações durante o dia a dia pode ser uma das chaves para reduzir seus efeitos negativos no organismo. Clique na aba e confira sete dicas publicadas pelo site Savvy Miss que podem ajudar na tarefa.

Não leve as coisas sempre para o lado pessoal - Faça um exercício e tente se distanciar dos problemas e nunca questione sua capacidade ou valor diante das dificuldades. Desafios, críticas negativas, falhas fazem parte da vida em todas as áreas, sem que você seja culpado dessas situações.

Mantenha-se atento - Prestar atenção aos pensamentos pode ser de grande ajuda para controlar o estresse. A dica é de Richard Carlson no livro Don¿t Sweat the Small Stuff (Não dê importância às coisas pequenas), que ensina a "notar o que se passa pela cabeça antes que os pensamentos tenham tempo de agir sobre você". Uma sugestão é escrever o pensamento e analisá-lo tentando resolver a questão.

Mude de pespectivas -
Estar mergulhado no problema não permite analisá-lo com isenção e uma questão pequena pode estar sendo tratada como o maior desafio já enfrentado na sua vida. Tente distanciar-se, mudar de perspectiva e enxergar o que há de positivo no problema. Se não conseguir, outra dica é pensar em cinco coisas na vida pelas quais se sente grato e feliz, mesmo que seja a visão do seu gato dormindo sob o sol.

Mantenha relações saudáveis - estar em contato com amigos ajuda a diminuir o estresse. Isso porque libera hormônios que estimulam a sensação de bem-estar. Invista em encontros, jantares, programas em grupo e desfrute de bons momentos que irão ajudar a lidar com os desafios do dia a dia.

Pergunte a você mesmo: isso terá importância daqui um ano? - o que parece ser o "fim do mundo" em um momento pode perder a importância no minuto seguinte. Talvez até leve mais tempo, mas um bom exercício é pensar quais serão as consequências do aborrecimento em um mês ou um ano. Um prazo perdido, uma discussão no trabalho ou um problema no carro provavelmente não entrariam no seu livro de memórias. Portanto, resolva a questão da melhor maneira possível e esqueça.

Tome um bom banho - sim, você faz isso todos os dias. Mas a questão aqui vai além da higiene. Use a água, o calor e também produtos que lhe tragam sensação de bem-estar para relaxar e eliminar a sensação de estresse. Se tiver oportunidade, faça um banho de imersão.

Imagine-se em um lugar tranquilo - todos têm pelo menos um cenário imaginário (ou real) que remete a momentos de paz e tranquilidade. Se estiver se sentindo estressado, permita-se "viajar" para esse lugar e desfrute alguns minutos lá. Isso irá ajudá-lo a lidar melhor com a situação que lhe trouxe transtornos.






Fonte: Portal Terra

 

publicado em 08/07/2011 às 13h38

Veja mais

 
 
 
 

Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre a Vita Care

Últimas notícias

Dieta mediterrânea reduz em 30% risco de doença cardíaca

Despeje um pouco de azeite de oliva, de preferência...

Segundo estudo, Ômega-3 protege o sistema imunológico contra os danos da luz solar

Segundo pesquisadores da Universidade de Manchester, na...

Proporcionamos aos idodos uma dieta adequada e todos os programas que promovam e mantenham a autonomia do idoso, além da criação de um ambiente adequado e seguro para o idoso dependente.

Copyright - 2020 Vitacare Todos os direitos reservados