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Confira 15 dicas para emagrecer e manter o peso

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(Foto: Getty Images)

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Manter o peso costuma ser a parte mais complicada do processo de emagrecimento. Quem nunca se deparou com os quilos a mais que havia eliminado semanas antes? Se esse detalhe tira seu sono, saiba que é possível reverter a situação.

"Tratamentos equivocados e/ou à base de moderadores de apetite realmente são paliativos, porque ajudam a emagrecer sem consertar o que está errado no metabolismo de fabricação e queima de gorduras", disse o médico Cristiano Merheb, especialista em nutrologia. "Quando cessamos o uso desses remédios e dietas equivocadas, voltamos a engordar."

Portanto, o primeiro passo é apostar em dietas balanceadas, com indicação de um médico ou nutricionista. Depois, o metabolismo deve ficar acelerado. Para descobrir como colocar a última dica em prática, clique na galeria de fotos na aba, confira 15 sugestões listadas por Merheb e evite a volta do excesso eliminado.

1- Não fique longos períodos em jejum (mais de 4 horas). A medida evita que tenha muita fome nas principais refeições e que coma exageradamente por conta disso. Alimentar-se regularmente com itens saudáveis ainda possibilita manter um equilíbrio na produção de insulina e, portanto, o metabolismo sempre ativo.

2- Inicie o dia com um saudável café da manhã para repor a energia que o corpo necessita após várias horas em jejum. Quem pula essa refeição corre um risco maior de exagerar no almoço e, ainda, diminuir o nível metabólico pela falta de energia.

3 - Diminua o consumo de alimentos ricos em carboidratos refinados, como biscoitos, bolos, pães brancos, doces, refrigerantes, massas e fast-food. Isso porque podem desencadear desequilíbrio metabólico pelo grande estímulo na produção de insulina. Dê preferência para opções com carboidratos complexos e integrais. Entre elas estão frutas, verduras, legumes, cereais integrais.

4 - Monte pratos coloridos. A variedade de alimentos fornece mais nutrientes. Um corpo equilibradamente nutrido trabalha melhor, sente menos fome e apresenta menor risco de engordar.

5 - Exercite-se regularmente, pelo menos quatro vezes na semana. Atividades físicas são essenciais para manter boa saúde e peso saudável, já que garantem um metabolismo sempre ativo.

6 - O aumento de massa muscular eleva a taxa metabólica, porque o tecido muscular exige maior gasto energético para sua manutenção do que o gorduroso. Quem pratica musculação mantém gasto calórico mais alto durante as 24 horas do dia, mesmo quando está em repouso.

7- Evite adoçar sucos, cafés e chás com açúcar. Prefira adoçantes ou frutose, que não exigem ação da insulina.

8- Hidrate-se corretamente, com cerca de dois litros de água por dia. A dica garante boa função dos órgãos e elimina toxina, o que favorece o processo de emagrecimento e também de manutenção do peso.

9 - Coma devagar e mastigue bem. As medidas fazem com que os alimentos sejam melhor processados e mais fáceis de digerir. Fazer o contrário leva ao consumo maior de alimentos, pois o estômago demora cerca de 15 a 20 minutos para mandar um sinal ao cérebro de que está saciado.

10 - Não se exercite em jejum, senão o nível metabólico diminui em longo prazo. Isso porque o metabolismo fica mais lento e mantém uma reserva maior de energia para ser usada em novas situações de falta de alimentos.

11 - Procure ler mais sobre nutrição saudável. Quanto mais souber a respeito, maior a chance de conseguir se manter na linha.

12 - Tenha sempre alimentos saudáveis em sua casa. Evite comprar alimentos já prontos, normalmente ricos em carboidratos e gorduras saturadas.

13- Modere o consumo de bebidas alcoólicas. O álcool contido na bebida inibe a queima normal de gorduras, podendo chegar a diminuir o processo em até 70%. O corpo prefere utilizar o álcool para fornecimento de energia no lugar das gorduras, o que prejudica o emagrecimento.

14- Tenha o hábito de consultar a tabela nutricional da embalagem dos alimentos. Isso ajuda a evitar opções ricas em açúcares, gorduras saturadas e colesterol.

15- Carregue na bolsa uma barra de cereal diet, biscoitos integrais ou uma fruta. Isso evita que caia na tentação de comer bobagens pela rua ou que permaneça longos períodos sem se alimentar.

 

publicado em 16/05/2011 às 14h27

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