Dicas Sobre Saúde

Chocolate pode emagrecer, mas pode ser vilão

Texto A+ A-

 
Foto: Eduardo Enomoto/R7

Foto: Eduardo Enomoto/R7

Não há quem não encha os olhos nesta época de Páscoa e queira experimentar as mais diferentes opções. Para os “chegados” a esta delícia, fiquem à vontade para comer, porque ele traz vários benefícios à saúde. Mas cuidado, o chocolate também poderá se tornar um vilão. 

Sensação de bem-estar, alívio de tensão, melhora da TPM (tensão pré-menstrual) e emagrecimento são apenas algumas das qualidades do chocolate.

— O chocolate ajuda a retardar o envelhecimento, já que contem uma sustância antioxidante. Além disso, ele tem cafeína, que ajuda na rapidez de raciocínio. O chocolate também tem substâncias que aceleram o metabolismo, por isso, ajuda no emagrecimento, além de baixar o colesterol, já que tem elementos que colaboram na queima de gordura.

Apesar de toda a lista de benefícios, há um simples “porém”, de acordo com a nutricionista e autora do livro Chocolate – Energia e Saúde, Rosana Farah. Segundo ela, o recomendável é comer o chocolate amargo, já que este tipo é o que tem mais cacau e é o que faz bem à saúde. 

— Os demais [ao leite e branco] têm uma quantidade de gordura muito grande. Pior deles é chocolate branco que é o que tem menos cacau e mais gordura. A quantidade também precisa ser controlada. No máximo 30 g por dia, mais ou menos três quadradinhos. Mas tudo depende da pessoa. Se ela tem problema de peso, pressão, não pode comer todos os dias.

Ao escolher o chocolate, é preciso tomar cuidado com os do tipo dietéticos. Apesar de ele ser vendido com baixa quantidade de calorias, Rosana afirmou que para chegar à mesma consistência de um chocolate normal, a indústria coloca mais quantidade de gordura.

 

 

 

Fonte: R7.com

 

publicado em 05/04/2012 às 13h43

Veja mais

 
 
 
 

Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre a Vita Care

Últimas notícias

Dieta mediterrânea reduz em 30% risco de doença cardíaca

Despeje um pouco de azeite de oliva, de preferência...

Segundo estudo, Ômega-3 protege o sistema imunológico contra os danos da luz solar

Segundo pesquisadores da Universidade de Manchester, na...

Proporcionamos aos idodos uma dieta adequada e todos os programas que promovam e mantenham a autonomia do idoso, além da criação de um ambiente adequado e seguro para o idoso dependente.

Copyright - 2020 Vitacare Todos os direitos reservados