Dicas Sobre Saúde

Chá verde controla obesidade e atua na redução da gordura corporal

Texto A+ A-

 
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Grande aliado da saúde, o chá-verde é rico em flavonoides, uma substância antioxidante que ajuda a neutralizar os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular precoce. O produto também está associado à diminuição das taxas de colesterol e à ativação do sistema imunológico. Mas não são somente essas as qualidades desse tipo de chá. 

Uma pesquisa realizada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP, analisou o efeito do chá-verde no controle da obesidade e na redução da gordura corporal. O estudo, que foi desenvolvido pela pesquisadora Gabrielle Aparecida Cardoso, comparou a taxa metabólica de mulheres com sobrepeso e obesidade grau I, pré e pós-consumo do chá aliado ou não a exercícios físicos. Outro ponto destacado na pesquisa foi a avaliação em relação à aceitabilidade da bebida, assim como as possíveis reações adversas causadas pelo seu consumo.

Para chegar ao resultado obtido, voluntárias com massa corporal entre 25 e 35 quilos por metro foram divididas em quatro grupos e, por dois meses, seguiram orientações. As participantes do primeiro grupo tomaram chá-verde. Já as do segundo, placebo. As do grupo de número três ingeriram o chá e se exercitaram, enquanto as do quarto realizaram as atividades físicas e tomaram placebo.


Resultados

O primeiro grupo (chá-verde) perdeu uma quantidade de peso relevante para o tempo de estudo – 5,7 quilos em média –, com manutenção da massa magra. O grupo dois (placebo) não perdeu peso, ganhou massa gorda e perdeu massa magra. Já o terceiro (chá-verde e exercícios físicos) teve sua composição corporal modificada, apresentou maior perda de gordura, maior ganho de massa muscular, maior aumento da força muscular e redução dos níveis de triglicérides, superiores aos apresentados pelo quarto grupo (placebo e exercícios físicos).

Mais benefícios

Ainda de acordo com a pesquisa, o chá-verde é a segunda bebida mais consumida no mundo. Dentre os benefícios encontram-se a redução do risco de doenças cardiovasculares e de alguns tipos de câncer, melhoria das funções fisiológicas, efeito anti-hipertensivo, proteção ultravioleta e aumento da densidade mineral óssea.




Fonte: Idmed

 

publicado em 17/10/2011 às 14h28

Veja mais

 
 
 
 

Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre a Vita Care

Últimas notícias

Dieta mediterrânea reduz em 30% risco de doença cardíaca

Despeje um pouco de azeite de oliva, de preferência...

Segundo estudo, Ômega-3 protege o sistema imunológico contra os danos da luz solar

Segundo pesquisadores da Universidade de Manchester, na...

Proporcionamos aos idodos uma dieta adequada e todos os programas que promovam e mantenham a autonomia do idoso, além da criação de um ambiente adequado e seguro para o idoso dependente.

Copyright - 2020 Vitacare Todos os direitos reservados