Dicas Sobre Saúde

Benefícios das fibras para o organismo

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Foto: Divulgação

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Saiba como as fibras atuam no seu organismo e como adicioná-las à sua refeição de forma saudável com as dicas da nutricionista Dra. Daniela Jobst.

Qual é o papel das fibras no emagrecimento humano?
Quando você ingere fibras nas refeições, elas têm um poder de absorver gordura e açúcar. No processo de digestão, você acaba absorvendo menos gordura e menos açúcar por conta da absorção da fibra, que tem afinidade com essas fontes de calorias.

Outro papel importante da fibra no emagrecimento é que ela gera mais saciedade. Nesse caso, a digestão fica mais lenta, e por isso você se sente mais saciado e come menos.

As fibras também são importantes no combate ao colesterol?
No colesterol, o mecanismo da fibra é o mesmo por conta da absorção de gordura. Se for um aumento de colesterol exógeno, aquele que é dependente da dieta, a fibra acaba ajudando bastante.

Quais são os alimentos mais ricos em fibras?
A linhaça é o alimento que mais tem fibras na natureza. A aveia também tem muita fibra, assim como todas as frutas, legumes, verduras, cereais integrais, entre outros.

Por outro lado, existem malefícios causados por uma dieta com alimentos excessivamente fibrosos?
A fibra em excesso pode provocar uma perda excessiva de nutrientes, além de um trânsito intestinal acelerado, que pode levar a uma diarreia. Por outro lado, também existe a possibilidade de uma constipação. Quando há uma ingestão maior de fibras e não há uma hidratação adequada, você pode ter fezes mais endurecidas ou um trânsito intestinal mais lento, que pode ocasionar uma constipação. Assim, o excesso de fibras pode tanto soltar o intestino como prendê-lo.

Alimentos industrializados e as dietas do dia a dia são difíceis de conterem fibras?
Os alimentos industrializados são bastante pobres em fibras. A indústria geralmente não tem como adicioná-las.

 

 

Por Dra. Daniela Jobst

 

publicado em 12/03/2012 às 16h06

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