Dicas Sobre Saúde

Aquecedor deixa a casa quentinha no inverno, mas causa riscos à saúde. Aprenda a usar

Texto A+ A-

 
Não se deve colocar os aquecedores no alcance das crianças e perto de cortinas e colchas, o que pode causar um incêndio (Foto: Getty Images)

Não se deve colocar os aquecedores no alcance das crianças e perto de cortinas e colchas, o que pode causar um incêndio (Foto: Getty Images)

Aparelhos deixam o ar mais seco e podem prejudicar nariz e garganta


Com a chegada do inverno, aumenta o número de pessoas que procuram por aquecedores portáteis para deixar o clima em casa mais quente e agradável. O único vilão dessa história é o ar seco, comum nessa época do ano, que se agrava com o uso desses equipamentos.

Geralmente, os aquecedores são colocados em ambientes com portas e janelas fechadas, para que sua eficiência não se perca. Uma dica é colocar uma bacia de água nos cômodos para manter a umidade relativa e causar menos desconforto ao nariz e à garganta.

O clima seco e as mudanças bruscas de temperatura colaboram para que doenças como gripe, resfriados, amidalite e dor de ouvido se espalhem rapidamente. Porém, algumas pessoas precisam enfrentar ainda outras manifestações que se agravam durante o inverno. É o caso de asma, pneumonia, bronquite, rinite e sinusite.

Segundo o médico pneumologista Mauro Gomes, professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), os aquecedores ressecam o ar do ambiente, mas não trazem tantos riscos à saúde.

- O aquecedor elétrico é o menos maléfico para as pessoas. Já o aquecedor a óleo pode poluir o ambiente, da mesma forma que um ar condicionado com os filtros sujos. O uso exagerado desses aparelhos pode acarretar em uma asma, enfisema pulmonar, crise de rinite e outras doenças no longo prazo. Vale lembrar que pessoas que tenham aparelhos de ar condicionado devem manter os filtros limpos, ainda mais nessa época.

Gomes também ressalta que a pessoa que tem algumas dessas doenças deve sempre estar atenta e se cuidando.

- É pior para a saúde uma pessoa que está em um lugar quente e sair ao sereno do que usar o aquecedor dentro de casa. A pessoa que faz o tratamento adequado, de acordo com sua doença, não vai ter maiores complicações.

Gustavo Prado, pneumologista do Instituto do Coração da Universidade de São Paulo, afirma que a melhor medida para prevenir problemas respiratórios é a redução da poeira no ambiente.

- Manter o ambiente limpo e as paredes e tetos secos, assim como obedecer às orientações de descontaminação e higiene de sistemas de ar condicionado, são a melhor forma de prevenir que o ambiente interno cause irritações, inflamações e alergias nas áreas mais expostas, que são os olhos e as vias aéreas.

Segundo os especialistas, não se deve colocar nenhum tipo de aquecedor ao alcance de crianças e próximo de cortinas e colchas, o que pode causar algum tipo de incêndio.

A secretária Elisa Medeiros conta que comprou um aquecedor elétrico para seus filhos, mas que não deixa o aparelho ligado por muito tempo.

- Sempre ouvi médicos falarem sobre ressecar o ambiente e meus filhos têm sinusite. Deixo as crianças usarem o aparelho entre uma e duas horas à noite antes de dormir. Agora, dormir com ele ligado nem pensar.

Hidratação

Não é porque não estamos no verão que não devemos tomar bastante água para nos manter hidratados. A hidratação e a limpeza dos olhos e da mucosa nasal com o uso do soro fisiológico pode ser feita, se necessário, diversas vezes ao dia e é recomendada nos dias mais secos, quando a umidade relativa do ar fica abaixo de 40%, ou quando a pessoa tem sintomas irritativos nos olhos, como coceira e ardor, e algumas queixas respiratórias, como o ressecamento nasal e a tosse.

Fonte: iG

 

publicado em 27/06/2011 às 15h45

Veja mais

 
 
 
 

Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre a Vita Care

Últimas notícias

Dieta mediterrânea reduz em 30% risco de doença cardíaca

Despeje um pouco de azeite de oliva, de preferência...

Segundo estudo, Ômega-3 protege o sistema imunológico contra os danos da luz solar

Segundo pesquisadores da Universidade de Manchester, na...

Proporcionamos aos idodos uma dieta adequada e todos os programas que promovam e mantenham a autonomia do idoso, além da criação de um ambiente adequado e seguro para o idoso dependente.

Copyright - 2020 Vitacare Todos os direitos reservados