Dicas Sobre Saúde

Alimentos recomendados para a pele no verão

Texto A+ A-

 
Foto: Thinkstock/Getty Images

Foto: Thinkstock/Getty Images

A exposição constante e excessiva ao sol é um dos principais responsáveis por acelerar o envelhecimento da pele.

A radiação ultravioleta ainda promove alterações cutâneas que podem ir de atrofia da epiderme ou hiperqueratose a doenças como o câncer de pele.

Além do uso de protetores solares (fotoprotetores externos), alguns nutrientes (fotoprotetores internos) podem ajudar a reduzir os riscos.

Veja a seguir alimentos aliados da sua pele, especialmente no verão:

Amêndoa: rica em vitamina E, um potente bloqueador da luz solar. A vitamina E é um antioxidante que ajuda a proteger as células contra a luz ultravioleta e outros fatores ambientais que geram radicais livres – em quantidades aumentadas levam ao envelhecimento precoce.

Cenoura e goiaba: fontes de betacaroteno, potente antioxidante precursor da vitamina A. O nutriente impede os danos dos radicais livres gerados pela exposição solar. A vitamina A ajuda a clarear a pele e previne o aparecimento de acne.

Cacau: contém flavonóides, antioxidantes capazes de melhorar a aparência de peles ásperas e de proteger contra os danos do sol. Estudos recentes mostraram que o consumo diário de cacau melhora a pele em geral e promove maior resistência aos efeitos dos raios UV.

Semente de linhaça: seus ácidos graxos ômega-3 melhoram a aparência das manchas, ajudam a minimizar as linhas de expressão e promovem hidratação.

Espinafre: rico em ácido fólico, reforça a capacidade da pele se renovar, prevenindo o envelhecimento.

Tomate: quando aquecido libera o licopeno, antioxidante que ajuda na eliminação dos radicais livres e previne o envelhecimento da pele causado pelos raios UV.

Castanha-do-pará: é rica em selênio, nutriente que ajuda a preservar a elastina, uma proteína que mantém a pele lisa e firme.

 

Com informações: iG

 

publicado em 16/01/2012 às 11h34

Veja mais

 
 
 
 

Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre a Vita Care

Últimas notícias

Dieta mediterrânea reduz em 30% risco de doença cardíaca

Despeje um pouco de azeite de oliva, de preferência...

Segundo estudo, Ômega-3 protege o sistema imunológico contra os danos da luz solar

Segundo pesquisadores da Universidade de Manchester, na...

Proporcionamos aos idodos uma dieta adequada e todos os programas que promovam e mantenham a autonomia do idoso, além da criação de um ambiente adequado e seguro para o idoso dependente.

Copyright - 2020 Vitacare Todos os direitos reservados