Dicas Sobre Saúde

Alimentos que ajudam a reduzir os danos causados pelo excesso de alimentação

Texto A+ A-

 
Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Em época de festas e feriados é muito fácil comer mais do que o costume, deixando a dieta de lado. Talvez mais depressivo que seja contar as calorias a mais que foram ingeridas é lidar com os danos provocados pelos radicais livres que são produzidos durante a digestão.

Os radicais livres atacam as células e promovem o desenvolvimento de problemas crônicos, como doenças cardíacas, diabetes e câncer, além de envelhecer mais rápido. E, claro, quanto mais comemos, mais produzimos radicais livres.

Para aqueles que ficaram preocupados, o jornal The Hunfington Post listou cinco alimentos que ajudam a reduzir os danos causados pelo excesso de alimentação, ajudando a voltar ao caminho da dieta saudável.

Temperos: adicionar temperos na alimentação ajuda a reduzir os efeitos negativos da gulodice. Um estudo publicado no The Journal of Nutrition descobriu que quem consome refeições com até duas colheres (sopa) de temperos (orégano, alecrim, canela, pimentas, alho, páprica etc) reduziu o triglicérides e os níveis de insulina e aumentou a quantidade de antioxidantes comparados aos que não ingeriam temperos.

Suco de laranja: os flavonoides, tipo de antioxidante do suco, podem evitar os danos que os radicais livres de uma refeição gordurosa trazem ao coração, segundo estudo de 2010.

Frutas: se você teve uma refeição pesada, troque a sobremesa por frutas, em especial as ricas em antioxidantes, como cerejas, kiwis, uvas, morangos etc.

Vinagre: uma colher (sopa) de vinagre na salada ajuda a manter o índice glicêmico estável depois de uma refeição rica em carboidratos. Este índice costumam subir rapidamente depois da refeição e depois abaixa, trazendo a fome e é um problema grande para quem tem diabetes.

Vinho: os antioxidantes do vinho tinto reduzem o impacto das comidas gordurosas no organismo, porque protegem dos radicais livres. Use a bebida como ingrediente ou a saboreie durante o jantar, lembrando que a chave do sucesso é a moderação.

 

 

 

Fonte: Terra

 

publicado em 28/11/2011 às 08h21

Veja mais

 
 
 
 

Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre a Vita Care

Últimas notícias

Dieta mediterrânea reduz em 30% risco de doença cardíaca

Despeje um pouco de azeite de oliva, de preferência...

Segundo estudo, Ômega-3 protege o sistema imunológico contra os danos da luz solar

Segundo pesquisadores da Universidade de Manchester, na...

Proporcionamos aos idodos uma dieta adequada e todos os programas que promovam e mantenham a autonomia do idoso, além da criação de um ambiente adequado e seguro para o idoso dependente.

Copyright - 2020 Vitacare Todos os direitos reservados