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Alguns alimentos ajudam a manter o cérebro esperto e alerta, veja quais são

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CAFÉ - a cafeína atua diretamente no sistema nervoso central como um estimulante. E também tem o papel de vasodilatador. Foto: Getty Images

CAFÉ - a cafeína atua diretamente no sistema nervoso central como um estimulante. E também tem o papel de vasodilatador. Foto: Getty Images

Quer ficar esperto para aquela reunião depois do almoço? Prestar atenção na aula logo cedo? Assim como existem alimentos capazes de causar um sono incontrolável (pense na sensação logo após um prato caprichado de feijoada), alguns podem ajudar o cérebro a se manter alerta.

Para o funcionamento correto deste órgão, no entanto, ele precisa de uma série de vitaminas e minerais. Confira alguns alimentos:

CHIA - contém o mais alto nível de concentração de ômega 3 encontrado em vegetais. O nutriente auxilia no funcionamento da memória e da concentração.

COUVE - rica em ferro, nutriente que ajuda a levar o oxigênio para as células e, portanto, evitar a fadiga.

AZEITE - por ser rico em ômega-3, que tem ação anti-inflamatória, o azeite ajuda a aumentar a concentração .

CAFÉ - a cafeína atua diretamente no sistema nervoso central como um estimulante. E também tem o papel de vasodilatador.

FRANGO - contém ferro, que ajuda a levar oxigênio para as células e reduzir a fadiga, melhorando a concentração.

BRÓCOLIS - essa verdura tem ácido fólico, que reduz a ansiedade e atua no sistema nervoso, melhorando o desempenho cognitivo.

LINHAÇA - rica em vitamina E e em polifenois, ambos antioxidantes, que tem efeito neuroprotetor.

CASTANHA-DO-PARÁ - rica em selênio, que atua na liberação de dopamina e serotonina no corpo, responsáveis pela velocidade na transmissão de informação.

ESPINAFRE - rico em ferro, nutriente que ajuda a levar o oxigênio para as células e, portanto, evitar a fadiga. Deve ser consumido uma porção por dia (uma colher de sopa)

MAÇÃ - contém fisetina, que facilita a conexão entre os neurônios e ajuda na memória.

ABACATE – grande fonte de selênio, substância que atua na liberação de dopamina e serotonina no corpo, responsáveis pela velocidade na transmissão de informação.

FRUTAS VERMELHAS – contêm fisetina, que facilita a conexão entre os neurônios e ajuda na memória.

ALHO - contém selênio, que atua na liberação de dopamina e serotonina no corpo, responsáveis pela velocidade na transmissão de informação.

ALFACE – essa verdura é rica em lactucina, um calmante natural do organismo. Mas atenção, o talo branco deve ser consumido junto com a folha.

INTEGRAIS - tem reunião depois do almoço? Pães e massas integrais são mais lentos de serem digeridos e, por isso, não dão sono.

 


(Com informações: Portal iG)

 

publicado em 14/06/2012 às 10h15

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