Dicas Sobre Saúde

Adotar um estilo de vida saudável pode barra o avanço do diabetes

Texto A+ A-

 
Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Cerca de um em cada nove pacientes diabéticos que adotam um estilo de vida saudável conseguem, após um ano, normalizar os seus níveis de açúcar no sangue e, assim, fazer com que os sintomas da doença regridam.

Segundo nova pesquisa, embora não promovam cura, medidas como evitar o ganho de peso, seguir uma alimentação correta e praticar atividade física com frequência são capazes de fazer com que o quadro de saúde de uma pessoa com diabetes se assemelhe ao de um ‘pré-diabético’.

Essas conclusões fazem parte de um estudo do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), órgão de saúde dos Estados Unidos, que foi publicado nesta terça-feira no periódico The Journal of The American Association (JAMA).

A pesquisa selecionou 4.503 pacientes diabéticos que também eram obesos ou tinham sobrepeso. Parte dos participantes foi designada a seguir, ao longo de um ano, um programa de dieta (consumo de 1.200 a 1.800 calorias ao dia) e de exercícios físicos (três horas semanais de atividades), e o restante continuou com a sua rotina.

Após os 12 meses, 11,5% dos pacientes que participaram do programa de dieta e atividade física apresentaram uma regressão, mesmo que modesta, do diabetes — seus níveis de açúcar na corrente sanguínea não estavam mais acima do limite a partir do qual é considerado o início da doença. Essa taxa foi de apenas 2% entre as pessoas que mantiveram suas rotinas.

 

Fonte: Revista VEJA

 

publicado em 20/12/2012 às 09h41

Veja mais

 
 
 
 

Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre a Vita Care

Últimas notícias

Dieta mediterrânea reduz em 30% risco de doença cardíaca

Despeje um pouco de azeite de oliva, de preferência...

Segundo estudo, Ômega-3 protege o sistema imunológico contra os danos da luz solar

Segundo pesquisadores da Universidade de Manchester, na...

Proporcionamos aos idodos uma dieta adequada e todos os programas que promovam e mantenham a autonomia do idoso, além da criação de um ambiente adequado e seguro para o idoso dependente.

Copyright - 2020 Vitacare Todos os direitos reservados