Dicas Sobre Saúde

Adaptações Domiciliares para 3º Idade

Texto A+ A-

 
Adaptações Domiciliares para 3º Idade

Adaptações domiciliares para terceira idade, já pensou nisso? Pois bem, este assunto é realmente muito importante. De acordo com o Fisioterapeuta Residente do Instituto de Ortopedia e Trauma do Hospital das Clínicas de São Paulo
CREFITO: 3 15382 Luis Henrique Base: “o local onde moramos, freqüentemente motivo de orgulho e fruto de muita luta, onde conhecemos de uma forma íntima todos os detalhes, pode parecer inofensivo a primeira vista, mas esconde surpresas e armadilhas que passam despercebidos frente a olhos destreinados. Com o passar dos anos, nosso organismo vai se fragilizando e o equilíbrio vai diminuindo. A utilização de remédios que afetam a consciência e o aparecimento de distúrbios neurológicos podem transformar nossa percepção do ambiente doméstico. Muitas vezes esse ambiente acaba se tornando cenário de quedas e acidentes. Até quedas “da própria altura” podem causar lesões gravíssimas como a fratura de fêmur, que levam a incapacidade e até ao óbito”.

Por isto, podemos perceber a importância de serem feitas certas adaptações para dar mais conforto a quem precisa se sentir em casa na sua própria casa.

Dicas simples e econômicas para adaptações domiciliares para terceira idade:
1 - Iluminação: opte por lâmpadas fluorescentes, iluminam mais e economizam mais energia!

2 – Tapetes antiderrapantes: Tapetes comuns podem escorregar e ocasionar lesões, portanto troque-os por tapetes antiderrapantes, mas se fizer tanta questão de manter os tapetes comuns, coloque forro ou fita adesiva antiderrapante.

3 – Corrimão: nos quartos, nos banheiros e em qualquer outro ambiente para facilitar a pessoa à levantar com segurança, sendo barras nas laterais e um apoio para se levantar

4 – Pisos antiderrapantes: se achar que é caro trocaro piso, existe a possibilidade de utilizar lixas especiais, que devem ser colocadas em seqüencia para formar um caminho

5 – Varal: com sistema de polias preso com ganchos no teto

6 – Interruptores: na cabeceira da cama

7 – Telefones fixos e sem fio: para que a pessoa possa atender em qualquer canto da casa

8 - Colchões: de acordo com a altura da pessoa, para facilitar na hora de levantar e segurar na barra lateral que servirá de apoio.

9 – Banheiro: barras de apoio nas laterais do vas sanitário, da pia, perto da porta, dentro do box, onde for necessario para o equilíbrio antes, durante e depois do banho. Troque box de vidro por cortinas.

10 – Escadas: corrimão nelas, marcações nos degraus com fitas antiderrapantes

11 – Sensores de movimento: são aqueles sensores que encontramos geralmente em prédios, que acendem conforme a presença nos locais de acesso, como em corredores.

12 - Opte por móveis mais sólidos e pesados: pois caso seja necessário se apoiar, eles não cairão com tanta facilidade.

13 – Poltronas: escolha aquela que permita alcançar os pés no chão, com braços para facilitar na hora de descansar e almofadas fofas para proporcional maior conforto durante o descanso. Tem também as poltronas reclináveis chamadas de “poltrona do papai” são ótimas!

Aromatizar a casa, trocar chinelos, tamancos, sapatos apertados por um bom par de tênis, confortáveia que permitam andar sem correr ricos de tropeçar. Desapego material é fundamental, em todas as idades, por isso, tenha somente aquilo que utiliza, jogue fora aquela velha mesinha de centro que você já bateu o dedinho tantas vezes, dê espaço a si mesmo, tire os excessos, até a energia da casa vai mudar para melhor!

Fonte: Portal Terceira Idade

 

publicado em 19/04/2010 às 08h24

Veja mais

 
 
 
 

Receba novidades

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre a Vita Care

Últimas notícias

Dieta mediterrânea reduz em 30% risco de doença cardíaca

Despeje um pouco de azeite de oliva, de preferência...

Segundo estudo, Ômega-3 protege o sistema imunológico contra os danos da luz solar

Segundo pesquisadores da Universidade de Manchester, na...

Proporcionamos aos idodos uma dieta adequada e todos os programas que promovam e mantenham a autonomia do idoso, além da criação de um ambiente adequado e seguro para o idoso dependente.

Copyright - 2020 Vitacare Todos os direitos reservados